As 30 músicas selecionadas para o 1º Festival da Canção de Formiga (Festifor) começarão a ser apresentadas nesta quarta-feira (12). O evento terá início às 20h30, no Espaço Multishow de Formiga e continua nesta quinta-feira (13). Em cada dia do festival serão apresentadas 15 músicas.
O Festifor é promovido pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, com o apoio da empresa Fenac Promoções e Eventos Ltda.
Ao todo, foram inscritas 68 canções. As músicas classificadas concorrerão às seis vagas para a 1ª etapa do Festival Nacional da Canção (Fenac), que será disputada em Formiga nos dias 6 e 7 de agosto. As seis canções vencedoras receberão R$ 1.500 cada, no total de R$ 9 mil em prêmios.
O júri será composto por músicos, compositores, críticos musicais, escritores, artistas plásticos e jornalistas. O Festifor terá entrada franca. O Espaço Multishow de Formiga, onde ocorrerá o evento, fica na avenida Arnaldo de Senna, 574, próximo ao Unifor-MG.
Nesta quinta-feira, a partir das 20h30, haverá a apresentação do violeiro Pereira da Viola, durante o 1º Festifor. Na tarde desta quinta, Pereira da Viola se reunirá com músicos formiguenses na Escola Municipal de Música Eunézimo Lima (Emmel)
Problemas com inscrições
Um produtor musical formiguense reclamou que ele e outros músicos formiguenses foram desclassificados porque não apresentaram comprovação de que seriam de Formiga, segundo foi dito a eles pela organização do evento. Isso gerou um descontentamento e controvérsias. A secretária de Cultura, Maria Andrada, alega que quem fez a seleção das músicas foi o pessoal do Festival Nacional da Canção (Festifor) e que as inscrições foram entregues diretamente para eles, a maioria em envelopes lacrados.
Maria Andrada assume que ela errou em não fazer o protocolo das inscrições para impedir que se criem inverdades, mas reforça que a maioria do material foi entregue em envelope lacrado e que a responsabilidade em conferir a documentação entregue seria do próprio candidato e de quem fez a seleção.

COMPATILHAR: