As vendas do comércio varejista brasileiro cresceram 1,6% em março na comparação com fevereiro, informou nesta quarta-feira (12) o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). É a terceira alta consecutiva do indicador nesta comparação.
Já em relação aos números de março de 2009, o volume de vendas cresceu 15,7%, o melhor resultado para um mês de março desde o início da série histórica da pesquisa, em 2001. Ainda na comparação com março do ano passado, a receita nominal cresceu 19,1%.
Na mesma comparação, a receita nominal teve aumento de 0,9% em março. Em 12 meses, o IBGE apurou expansão de 8% no comércio varejista. No primeiro trimestre de 2010, a alta foi de 12,8%.
Com os resultados de março, o IBGE revisou para cima o resultado das vendas de fevereiro: tiveram crescimento de 1,8%, contra a alta de 1,6% divulgada anteriormente. Revisões como essa, segundo o IBGE, são habituais e se justificam quando há dados adicionais coletados nos meses que sucedem a divulgação da pesquisa que causam alterações nos resultados.
Destaques positivos
Entre fevereiro e março, sete das 10 atividades investigadas pelo organismo registraram vendas maiores, como veículos e motos, partes e peças (10,3%), equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (8,6%) e material de construção (3%).
Já no comparativo com março de 2009, o volume de vendas subiu nos oito segmentos analisados, com destaque para hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo, que tiveram incremento de 15,3% e respondeu pela principal contribuição (48,4%) da taxa global do varejo.
O comércio varejista ampliado, que inclui as atividades de veículos, motos, partes e peças e de material de construção, apresentou, na passagem de fevereiro para março, elevação de 5% no volume de vendas e de 3,9% na receita nominal. Ante março do ano passado, essas taxas foram positivas em 22% e 23,8%, respectivamente. No trimestre, corresponderam a 15,5% e 17,2%, na ordem.

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