Hoje é sexta-feira 13,  o dia mais amaldiçoado do calendário, supostamente quando tudo pode dar errado. Mas de onde surgiu a ideia de que coisas ruins acontecem nesta data?

A sexta-feira 13 é repleta de lendas e crendices que deixam muita gente assustada. Prova disso é que o cinema  imortalizou esta data com uma sequência de filmes de terror “Sexta feira 13”. O primeiro filme da série foi lançado em 1980 com um  total de 12 filmes com grande sucesso, a sequência conta a história do assassino Jason Voorhees, um dos mais assustadores das telas do cinema. Quem já sonhou com o Jason logo após ter assistido o filme sabe do que estamos falando.

O assassino Jason Voorhees (Foto: Divulgação)

Mas é impossível dizer qual é a origem da “Sexta-feira 13”. Existem muitas possibilidades para esta crença em diferentes culturas pelo mundo. Uma dessas histórias conta que Jesus Cristo foi perseguido por esta data. Antes de ser crucificado em uma sexta-feira, ele  celebrou uma ceia que, ao todo, contava com treze pessoas. As sextas-feiras sempre foram vistas como um dia de penitência e abstinência.

Uma das histórias vem dos reis da França, segundo dizem, o rei Felipe IV sentia-se ameaçado pelo poder da Igreja dentro do seu país e como diz aquele ditado, “Se você não pode vencer seu inimigo, junte se a ele”, o rei foi tentar se filiar a ordem religiosa dos Cavaleiros Templários que imediatamente, o recusou. Nesse momento  começou  a perseguição dos templários na sexta-feira, precisamente há  710 anos,  em 13 de outubro de 1307.

Cavaleiros Templários (Reprodução Youtube)

Na história nórdica a sexta-feira 13 também é carregada de superstição sobre o deus Odin, chefe supremo do reino de Asgard, considerado o deus da sabedoria, da magia, da poesia e da guerra. A história fala sobre um grande banquete onde o deus Odin reuniu 12 outras importantes divindades.

Como Loki, o deus da discórdia e do fogo, não foi convidado, ele assim mesmo, foi ao jantar e criou  uma enorme confusão que resultou na morte de Balder, uma das mais belas divindades. Por esse motivo, dizem que um encontro com treze pessoas sempre termina mal.

Em contra partida, a carta 13 do tarô é a carta da morte, mas no sentido positivo de fim de um ciclo, a transformação da nossa vida. Algumas culturas como, indianos e mexicanos associam o número 13 à felicidade e ao futuro próspero.

O gato preto é o símbolo da sexta-feira 13, a história do felino é de longa data. Na Idade Média, acreditava-se que os gatos pretos, por seus hábitos noturnos e também pela cor negra (geralmente associado às trevas, magia negra e ao diabo) eram bruxas transformadas em animais, por isso existe a superstição de que cruzar com um gato preto é sinal de grande azar.

Foto: Divulgação

No século XV, o papa Inocêncio VIII chegou a incluir os gatos pretos na lista de seres hereges perseguidos pela Inquisição, por serem acusados de estarem associados a maus espíritos e, por isso, muitos acabaram sendo queimados juntamente com as pessoas acusadas de bruxaria.

No entanto, em outras culturas os gatos dessa cor são venerados, pois são considerados invocadores de grande sorte.

Os gatinhos pretos têm mesmo um alto risco de se tornarem vítimas da superstição. Aos donos de gatos, é melhor manter o seu gatinho em casa.

Tenha uma ótima sexta-feira 13!

 

Fonte: Com portais de notícias||

COMPATILHAR: