Com capacidade para receber cerca de 80 crianças, a creche no bairro Ouro Verde que atenderia moradores de toda a região, onde a instituição de ensino está sendo instalada, deveria ter sido entregue no primeiro semestre de 2012, de acordo com os prazos divulgados em junho de 2011.
Orçada em R$782.134,33, e financiada com recursos do Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) a obra está abandonada, ninguém trabalha no local há meses e toda estrutura erguida está exposta a intemperes e a ação de cidadãos inconscientes que transformaram alguns espaços da construção, de 564,50 m² em depósito de lixo.
Até hoje, não foram colocados vidros nas janelas, e nem as portas e louças dos banheiros foram instaladas.
A única porta do local está trancada, para tanto foi feito um buraco na parede por onde foi passada uma corrente e presa com um cadeado.
Como a área não é cercada, os vizinhos da construção reclamam que o local virou ponto para uso de drogas, além de ser usado como motel.
Na Prefeitura a informação, vinda da Secretaria de Educação, foi a seguinte: ?quando o projeto foi feito, houve falhas. Veio um projeto padrão diretamente de Brasília. Com isso, a obra foi projetada sem muros e sem acesso, por exemplo. Pela licitação realizada, não foram previstos ainda bancas de granito, parte do telhado interno, muros divisórios, cercas e condições de acessibilidade. Então, será necessária uma nova licitação, que já está sendo preparada. Depois de feita essa licitação, em cerca de 60 dias é possível terminar a obra, a qual está 80% concluída. A Secretaria de Educação já está providenciando, por meio de processo licitatório, a compra do mobiliário?.
O secretário de Educação na época, Geraldo Reginaldo, que em tese deveria ser o responsável pela fiscalização da obra e sabidamente acompanhou de perto todas as demais responsabilidades da pasta que ainda hoje ocupa, segundo a Secretaria de Comunicação, foi o responsável pela elaboração da resposta ao jornal, encaminhada em razão dos questionamentos feitos a respeito.
A população do entorno não entende os reais motivos do atraso de uma obra que teve seu financiamento garantido por verbas federais e se queixa da falta de cumprimento de promessa de campanha feita pelo atual prefeito.
Afinal de contas, a região, eminentemente carente, não pode se dar ao luxo de dispensar um equipamento público de tamanha envergadura face ao pequeno valor que acreditam, seja necessário para concluir a obra. Não da para esperar o próximo período pré-eleitoral, comentou um líder da comunidade.

COMPATILHAR: