O terceiro e último concerto de celebração dos 80 anos do órgão de tubos da Igreja São Vicente Férrer ocorre nesta quinta-feira (7).

O evento está marcado para às 19h, na própria igreja, e contará com a apresentação do padre e musicista Afonso Maria Oliveira. O concerto está sendo promovido pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura, em parceria com a Paróquia São Vicente Férrer.

Além do aniversário do órgão, a apresentação servirá também para o padre Afonso celebrar em sua terra natal seus 40 anos de vida sacerdotal. Atualmente, o padre atua em Santo André, no estado de São Paulo.

Padre Afonso é um dos organistas mais familiarizados com este precioso instrumento musical, pois já fez outros concertos nele no passado. O evento contará com mais uma seleção criteriosa de belas obras eruditas da música universal.

80 anos do órgão

Outros dois concertos já foram promovidos para celebrar os 80 anos do órgão. A primeira apresentação foi de Edite Rocha, no dia 7 de abril. A organista é francesa, mas foi criada em Portugal e mora atualmente em Belo Horizonte. Ela é professora de musicologia da UFMG, diretora do Centro de Estudos dos Acervos Musicais Mineiro (Ceam), do Acervo Curt Lange da UFMG e é presidente da Associação Musical Pro-Organo (Ampo).

A segunda apresentação foi comandada pelo organista formiguense Antônio Olímpio Nogueira, nos dias 10 e 11 de junho.

Antônio é formado em teoria e harmonia musical na Escola de Musica da UFMG e fez cursos de composição, análise, apreciação e estética musical. Ele ainda integrou o Coral da Escola de Música da UFMG, o Coral da Petrobrás, o Coro Contemporâneo de BH, o Coral Lírico de Minas – Fundação Clovis Salgado.

Como tecladista, o formiguense participou da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais, tendo a oportunidade de se apresentar em todo o Brasil e no exterior. Antônio deu sua contribuição também na montagem de diversas óperas, cantatas e oratórios. Atualmente, atua como organista na Basílica de Lourdes, em Belo Horizonte, e trabalha sob a orientação da organista Josinéia Godinho.

 

(Foto: divulgação)

Padre Afonso

Padre Afonso Maria Oliveira nasceu em Formiga em 4 de dezembro de 1947. Graduou-se em filosofia pura pela Faculdade de Lavras e em teologia pelo Instituto de Teologia Sagrado Coração de Jesus, dos Dehonianos de Taubaté, São Paulo. Ordenado presbítero em Formiga aos 11 de dezembro de 1976, o sacerdote diplomou-se em piano, órgão, composição e regência pela Ordem dos Músicos do Brasil.

 

O formiguense formou-se também em parapsicologia pelo CLAP–SP (orientado pelo padre Oscar Quevedo) e é graduado em psicologia clínica pela UGF–RJ. Padre Afonso é especializado em psicossomática pela FACIES–SP e doutor com a tese “Influência e ação da fé na cura de doenças psicossomáticas”.

Atualmente, o sacerdote formiguense reside em Santo André, onde tem sua clínica e atua na catedral diocesana.

 

Fonte: Secom/Formiga||

COMPATILHAR: