Nesta sexta-feira (25), às 19h, o CEMAP abrirá as portas para uma noite repleta de emoção, arte e identidade.
A Prefeitura de Formiga, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, realizará mais uma edição do tradicional Concurso de Poesias, como parte do Circuito dos Escritores Formiguenses 2025, em comemoração ao Dia Nacional do Escritor e integra a “Semana do Livro e dos Escritores Formiguenses”, instituída pela Lei Municipal nº 4.359/2010.
Nesta edição, dez poetas formiguenses foram selecionados para declamar suas obras originais, compostas em torno dos temas propostos no regulamento:
“Do tambor ao verso: a força da tradição formiguense”, “Minha cidade (Formiga), meu poema”;
“Formiga das Artes: onde a Palavra vira Patrimônio” e “Pedras que contam histórias formiguenses”.
A ordem das apresentações foi definida por sorteio realizado pela Secretaria Municipal de Cultura e será a seguinte:
1- Uma canção de saudade – Victor Marques Paiva Alves
2- À Formiga, agradeço – Gisele Heloísa de Oliveira
3- Princesinha do oeste – Kakal Chaves
4- Minha Cidade (Formiga), Meu Poema – Orton Marcos Alves Couto
5- A Rua que me fez gente – Gabriely Castro e Silva
6- As palavras de Formiga – Luciana de Melo Fraga
7- Amor por Formiga-MG – Fabrícia Ribeiro Gontijo
8- Vida longa à nossa tradição – Elisangela Fátima de Sousa
9- Bairro Quarteis – Maria Rosilene Costa e Silva
10- Do tambor ao verso: A força da tradição formiguense – Maria Aparecida Castro e Campos Segundo.
As apresentações serão avaliadas por uma banca de três jurados com notório saber literário, que atribuirão notas com base na originalidade, adequação ao tema, carga poética e performance de declamação.
Os cinco primeiros colocados receberão prêmios em dinheiro, totalizando R$ 3.500,00.
Toda a população admiradora da literatura local, a tradição da nossa terra e a força das palavras que constroem identidade, poderá prestigiar e se emocionar com os talentos da nossa terra.
Fonte: Decom Formiga