O jogo de estreia da Copa foi entre a África do Sul e o México, disputado em Joanesburgo (Soccer City), pelo grupoo A. A partida terminou empatada em 1 x 1. O primeiro tempo foi eufórico nas arquibancadas lotadas, mas bem morno dentro de campo. Tshabalala abriu o placar para os sul-africanos aos 10 minutos do segundo, com um golaço no contra-ataque. Os mexicanos responderam com Rafa Márquez, que marcou aos 34 e decretou o empate.
No mesmo dia, também pelo grupo A, jogaram Uruguai e França, mas não saíram do 0 x 0, em um jogo bastante lento e sem ofensividade. Todos os times desta chave estão empatados no número de pontos.

Grupo B
A Coreia do Sul fez 2 x 0 sobre a Grécia neste sábado (12), o maior placar até o momento. Os sul-coreanos venceram com tranqüilidade após o gol de falta do zagueiro Jungsoo, em falha coletiva da defesa, aos sete minutos. O segundo gol foi marcado Park, aos seis minutos da segunda etapa. Vyntra errou um domínio de bola no meio campo e perdeu para Park Ji-Sung, que partiu em direção à área e, com tranquilidade, bateu cruzado na saída de Tzorvas.
A Argentina estreou também no sábado com uma vitória magra por 1 x 0 sobre a Nigéria, com um gol de cabeça marcado por Heinze, logo aos seis minutos do confronto. A Coreia é a primeira colocada do grupo B e os argentinos estão em segundo na tabela.

Grupo C
Inglaterra e EUA empataram em 1 x 1 no sábado (12) e os ingleses foram os protagonistas do primeiro ?gol estranho? da Copa de 2010. O goleiro Green levou um ?frangaço? neste sábado (12), em Rustemburgo. Mas a falha do goleiro foi culpa da famigerada Jabulani, a bola oficial da Copa. Green falhou feio por conta própria.
Gerrard abriu o placar para o English Team aos 4 minutos, ele recebeu boa tabela de Heskey e bateu rasteiro, na saída de Howard. Aos 40 minutos, a Inglaterra entregou de presente o empate ao rival. Dempsey ciscou na intermediária e bateu para o gol, fraco e rasteiro. O goleiro Green, que ganhou na última hora a vaga de titular, em detrimento do veterano James, levou um frango incrível.
A Eslovênia derrotou a Argélia por 1 x 0 neste domingo (13) e assumiu a liderança do Grupo C da Copa do Mundo. Koren, após falha do goleiro Chaouchi, fez o gol da partida, que teve muito poucas emoções dentro das quatro linhas. A seleção africana está em situação delicada no grupo, em último lugar, ainda sem pontuar. Inglaterra e EUA tem um ponto cada.

Grupo D
Neste domingo (13), Gana venceu por 1 x 0 a seleção da Sérvia e garantiu a primeira vitória africana na Copa do Mundo. Aos 37 minutos, aconteceu o lance crucial. Após cruamento na área, Kuzmanovic colou a mão na bola e o árbitro argentino Hector Baldassi não teve dúvida e marcou pênalti para Gana. Gyan cobrou com categoria, deslocou Stojkovic e abriu o placar do jogo.

Próximos jogos
Ainda neste domingo (13) jogam pelo grupo D Alemanha x Austrália, às 15h30, em Durban.
Na segunda-feira (14), às 8h30, se enfrentam Holanda x Dinamarca; às 11h é a vez de Japão x Camarões, pelo grupo E.
Pela chave F, às 15h30, jogam Itália x Paraguai.

COMPATILHAR: