Os presidentes do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL) e da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-AL), lançaram nesta terça-feira (16) o portal próprio do Congresso Nacional. O site abrigará informações relativas ao trabalho conjunto das duas Casas, como o orçamento da União, as medidas provisórias e os vetos presidenciais.
No lançamento oficial da página eletrônica do Congresso Nacional (www.congressonacional.leg.br),Renan Calheiros (PMDB-AL) e Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), afirmaram que o Legislativo brasileiro é o poder mais aberto e transparente da República.
Segundo Renan, as manifestações em todo o país tiraram o Congresso do ?absenteísmo legislativo? e aceleraram os trabalhos parlamentares. ?Não vejo nisso nenhum demérito. Antes ser pautado pela sociedade do que por forças estranhas à democracia. […] O portal é resultado do esforço das duas Casas. Novos tempos impõem a mudança de métodos e de práticas?, disse.
Para Henrique, o portal chega em bom momento, quando a sociedade questiona as instituições representativas. Segundo o deputado, o portal será fundamental para que a população acompanhe a análise dos vetos presidenciais. Na semana passada, os parlamentares aprovaram resolução que altera as normas de tramitação dos vetos. Pelo texto, aprovado na última quinta-feira (11), o prazo de 30 dias para análise dos vetos que chegarem ao Parlamento, a partir de 1º de julho deste ano, passa a contar no momento em que eles forem protocolados na presidência do Senado.
O portal terá o conteúdo dos vetos presidenciais e tramitação deles, além das agendas do Senado, da Câmara e do Congresso. Ele também agregará informações e notícias das duas Casas. Para Renan, o novo site eliminará o trânsito de papéis entre as duas Casas, informatizando definitivamente as comunicações. Ele será gerenciado por servidores da Câmara e do Senado e não receberão a mais por isso.

COMPATILHAR: