Cuba participou da Copa do Mundo apenas uma vez, em 1938. E no período em que o mundo todo se volta para o futebol, os cubanos participam do torneio como torcedores de outras seleções.

Até 1990 a preferência dos cubanos eram as seleções da Alemanha e Argentina, a partir de 2006, a Seleção brasileira conquistou o coração dos cubanos. O Brasil é o país que mais torcedores tem em Cuba.

A paixão pela Seleção Canarinho tomou conta da cidade de Bauta, um município de 50 mil habitantes, localizado na província de Artemisa. Com as ruas coloridas de verde e amarelo os jogos do Brasil são transmitidos no teatro da cidade. Quem não consegue entrada para assistir no telão, se reúne em casa com os amigos para acompanhar os jogos.

(Foto: Adalberto Roque/AFP)

“Toda vez que o Brasil joga, pintamos tudo de verde e amarelo. Os rapazes pintam os cabelos. Os cubanos se identificam muito com os brasileiros, o samba, o ritmo, a raça. Somos cubanos, somos latinos, somos Brasil”, afirma Alberto Izquierdo, um habitante de 65 anos.

Do beisebol ao futebol

O beisebol é o esporte nacional de Cuba, que também adora basquete e boxe. Mas o futebol foi aos poucos ganhando espaço e os cubanos passaram a torcer pelas grandes seleções.

Com a globalização, a ilha comunista foi se adaptando. Atualmente a TV cubana transmite em sinal aberto e ao vivo as partidas da Liga Espanhola e da Bundesliga ou a Liga de Campeões.

É comum ver pelas ruas os cubanos usando camisas do Barcelona ou do Real Madrid, debatendo apaixonadamente as partidas nas praças. Quando falam de futebol, parecem se sentir embaixadores da equipe para a qual torcem.

(Foto: Adalberto Roque/AFP)

Com bandeiras, gritos e vuvuzelas, os cubanos, assim como nós brasileiros vibram a cada gol marcado pela seleção. A torcida pela conquista do hexacampeonato vai além do território brasileiro. “Somos fãs do Brasil. Vamos ganhar. A Alemanha já se foi. É um a menos. Cuba inteira apoia o Brasil e estamos com eles”, diz María Esther Ríos, de 55 anos.

 

Fonte: Com informações da AFP ||

COMPATILHAR: