Mesmo com tantas vagas abertas, essas pessoas têm data marcada para sair do emprego. Ainda assim, é assegurado muitos direitos trabalhistas. No final do ano, as lojas ficam lotadas de funcionários.
?Eu estou aqui desde o dia primeiro de setembro, já são três meses que estou na empresa, ressalta uma vendedora.
Geralmente, o trabalhador temporário fica três meses no emprego, mas, se o contrato for renovado, pode ficar por até seis meses. Em uma loja há trinta vendedores nessa situação. Um número maior do que o quadro fixo da loja.
Por lei, não há distinção entre eles. O salário dos temporários tem que ser igual ao dos funcionários que já estavam trabalhando.
Além de ganhar o mesmo que os veteranos, a lei garante outros direitos. Férias proporcionais, 13º proporcional, FGTS depositado, saldo de salário e todas as verbas regularmente pagas aos empregados, esclarece Giusephe Lima, do Ministério do Trabalho do Ceará.
Entretanto, isso não aconteceu com um trabalhador. Quando o contrato de trabalho foi encerrado, ele saiu sem nada e agora, procurou um advogado e entrou na justiça. Para isso, levou o contrato e indicou testemunhas.Trabalhei e tenho certeza que tenho direito a isso, disse
Eu quero ficar, vim para ficar, para conquistar minha vaga e meu espaço, fala a outra funcionária.
Com outro empregado deu certo. Ele chegou na empresa para a temporada do Natal passado e está empregado até hoje. É só demonstrar interesse, ser um bom profissional, que eles vão reconhecer seu trabalho.
Trabalhador temporário não tem direito:
– multa rescisória de 40% sobre o FGTS
– seguro desemprego
– aviso prévio
Conheça os direitos trabalhistas dos empregados temporários
Nesta esta época do ano, muita gente está no mercado na condição de trabalhador temporário. Foram abertas 123 mil vagas de trabalho, 7% a mais do que o ano passado.