Formiga

FGTS poderá ser usado para consórcio imobiliário

Tem novidade para quem comprou apartamento por consórcio. A partir do ano que vem, será possível usar o dinheiro do FGTS para quitar o imóvel.
Dentro de no máximo três meses, os trabalhadores poderão usar o dinheiro do FGTS para a quitação antecipada ou o pagamento de prestações de consórcios imobiliários. Até hoje os mutuários só podiam usar o dinheiro do Fundo para dar lances.
A nova regra passa a valer em três meses. A conta de quem paga consórcio de imóveis pode ficar mais leve para quem tem saldo no Fundo de Garantia. O dinheiro do Fundo poderá ser usado para pagar parcelas ou quitar o saldo devedor.
Valem as regras atuais para uso do FGTS. O titular do contrato não pode ter outro imóvel e o valor do bem não pode ser superior a R$ 500 mil. O uso do FGTS está proibido para o consorciado que estiver com mais de três parcelas em atraso.
O conselho do Fundo de Garantia estima que mais de 500 mil pessoas podem usar recursos aplicados para liquidar ou reduzir a dívida. O dinheiro não pode ser usado em reformas ou aquisição de imóveis comerciais e terrenos. Até a liquidação do saldo devedor, podem ser feitos diversos saques.
?Para amortização, tem que ter um período de dois anos entre amortização – pagamento de algumas prestações – e novas prestações até porque ele tem que deixar o saldo acumular para poder ter o recurso necessário para pagar novas prestações. O mínimo é de dois anos?, explica o ministro do Trabalho Carlos Lupi.
Para o administrador de consórcios Francisco Ferraz, o mercado deve crescer porque muitos trabalhadores têm dinheiro no fundo de garantia e até agora não podiam usar: ?Essa medida cria condições do próprio trabalhador usar recurso que é dele para quitar saldo devedor, amortizar ou até mesmo reduzir o valor da prestação?.
Outra novidade anunciada pelo ministro do Trabalho é que os trabalhadores poderão investir até 30% do saldo do FGTS no Fundo de Investimento em Infraestrutura. Mas durante 12 meses esses trabalhadores não poderão retirar o dinheiro da aplicação.