O consumo de álcool leva a um comportamento mais propenso ao vício em cocaína, segundo os resultados de um estudo realizado com ratos que foi publicado nesta quarta-feira, 1º, pela revista Science Advances, da Associação Americana para o Avanço da Ciência.

Depois de consumir álcool durante 10 dias, os ratos se mostraram mais viciados em cocaína, apesar de receberem choques elétricos quando consumiam a droga.

“A elaboração do estudo foi inspirada em observações em humanos”, explicou em entrevista à agência de notícias EFE o diretor da pesquisa, Edmund Griffin Jr.

Segundo Griffin, outros estudos, como por exemplo alguns realizados pela epidemiologista da Universidade de Columbia e coautora do relatório, Denise Kandell, mostraram que nos humanos há uma sequência de comportamentos em casos de abuso de drogas.

“As pessoas que consomem cocaína normalmente têm um padrão histórico de dependência ao álcool ou à nicotina”, destacou Griffin.

Uma das questões que o estudo queria resolver era se as pessoas que consomem álcool e maconha têm o costume de se reunir por razões meramente sociais ou também biológicas.05

 

Fonte: Estadão ||http://ciencia.estadao.com.br/noticias/geral,consumo-de-alcool-aumenta-propensao-a-vicio-em-cocaina-diz-estudo,70002069435

COMPATILHAR: