O coordenador do curso de ciência da computação do Unifor-MG, Alexandre Magno de Sousa, concluiu no dia 25 de outubro o curso de mestrado em Modelagem Matemática e Computacional pelo Cefet/MG (Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais), em Belo Horizonte.
Intitulada ?Simulação da Fila Foreground-Background em Sistemas Paralelos?, a dissertação apresentou um estudo detalhado do comportamento de uma nova política de escalonamento para sistemas paralelos, o que não é encontrado hoje na literatura. ?Os resultados do trabalho indicam que a nova política de escalonamento é indicada para sistemas que se encontram em situações críticas, que atendem a uma demanda muito grande de solicitações, como os servidores Web de grande porte encontrados, atualmente, na internet?, explica.
O coordenador conta, ainda, que escalonar requisições é uma tarefa muito importante para sistemas compartilhados. ?A ordem em que grandes servidores Web realizam o atendimento das requisições feitas por usuários da internet em sites pode influenciar o desempenho desses servidores?.
?Fico muito feliz com a conclusão do trabalho. Os resultados alcançados na dissertação são importantes para o meio acadêmico, pois não são encontrados na literatura e podem direcionar pesquisas para grandes empresas de TI (Tecnologia da Informação) da internet que trabalham com sistemas de grande porte para atender à demanda de aplicações Web. Acredito que seja de extrema importância para qualquer professor realizar um curso de pós-graduação strictu sensu, já que, hoje, investir em qualificação profissional é fundamental. A qualificação de professores traz benefícios tanto para a instituição como para os alunos. Agradeço aos dirigentes do Unifor-MG por terem apoiado a realização desse curso?, disse.
O trabalho foi orientado pela professora Cristina Duarte Murta, que possui pós-doutorado pela University of California Davis, UCDAVIS, EUA, e é professora adjunta do Cefet. Participaram da banca, além da orientadora da pesquisa, a professora Elenice Biazi e a professora Jussara Marques de Almeida.

COMPATILHAR: