Um dos médicos plantonistas do Pronto Atendimento Municipal (PAM) protocolou um ofício na provedoria da Santa Casa, na manhã desta sexta-feira (13) informando que não prestará mais serviços ao PAM.
O coordenador do PAM, Bianco Cassiano Souza Couto, informa na carta que o motivo da saída se deve a precariedade das instalações do Pronto Atendimento, a péssima qualidade das refeições servidas aos funcionários, falta de medicamento e condições técnicas para tratar os pacientes, falta de qualificação do corpo de enfermagem e incompatibilidade com as atitudes do coordenador de enfermagem.
Bianco informa ainda que outros médicos também deixarão de prestar serviços no PAM.

Na tarde desta sexta-feira (13) a Secretaria de Comunicação da Prefeitura enviou a seguinte nota sobre o assunto:

?A respeito do ofício 03/2015, assinado pelo médico Bianco Cassiano Souza Couto, a Secretaria Municipal de Saúde esclarece que:

1) O médico Bianco Cassiano Souza Couto nunca foi coordenador do PAM (Pronto-Atendimento Municipal). O profissional presta serviços à Santa Casa de Caridade, que fornece para a Prefeitura os plantonistas do PAM e é remunerada para tanto. Portanto, o vínculo do médico é com o hospital, e não com a Prefeitura. Antes da divulgação do ofício, o médico vinha apresentando problemas de relacionamento com a equipe de enfermagem.

2) Sobre as instalações físicas do PAM, todos os profissionais atuantes no Pronto-Atendimento sabem, mais do que ninguém, o esforço que a Secretaria de Saúde está fazendo para inaugurar a UPA (Unidade de Pronto-Atendimento) o quanto antes.

3) Se houve algum problema com a alimentação, este já foi resolvido, tendo em vista não haver qualquer reclamação por parte dos funcionários. A empresa que presta o serviço foi escolhida por meio de processo licitatório regular, transparente e dentro da legalidade.

4) Um dos medicamentos apontados pelo médico e que estaria em falta (IAM com SST sem fibrinolítico) é, na verdade, um produto recém-lançado no mercado e sua compra depende de processo licitatório, que já está em andamento.

5) Diariamente, os enfermeiros do PAM têm mostrado sua qualificação e seu valor, sendo reconhecidos pela população. Apesar de todas as dificuldades, prestam seus serviços com zelo e presteza.

6) O PAM não possui coordenador de enfermagem. Portanto, é impossível haver incompatibilidade com alguém que não existe. O PAM tem, sim, um diretor do Pronto-Atendimento e este tem feito o possível e o impossível para prestar um serviço cada vez melhor à população.

7) A Santa Casa já assegurou que os serviços de plantão seguem sendo prestados normalmente no Pronto-Atendimento. Por fim, mesmo diante das condições de sua saída, a Prefeitura agradece ao médico Bianco Cassiano Souza Couto pelos serviços prestados ao povo formiguense?.

Atualizada às 15h58

Confira a carta na íntegra:

COMPATILHAR: