A Copa do Mundo de 2030, edição que marca o centenário do Mundial de futebol, acontecerá, pela primeira vez em sua história, em três continentes e seis países. O anúncio foi feito pela Conmebol nesta quarta-feira (4) ao afirmar que as partidas iniciais da Copa vão passar por Uruguai, Argentina e Paraguai. Depois, os jogos seguem para Portugal e Espanha, na Europa, e Marrocos, na África.

“Num mundo dividido, a Fifa e o futebol estão a unir-se”, disse o presidente da Fifa, Gianni Infantino

O Mundial de 2030 será disputado por 48 seleções (em 2026 também será assim) e terá 104 jogos. Argentina, Paraguai e Uruguai, como vão sediar os primeiros jogos do Mundial, já estão garantidos na Copa de 2030.

“Este projeto, esta proposta que fizemos se deu de tal forma que o centenário começa aqui, no estádio Centenário (Uruguai)”, afirmou Alejandro Domínguez, presidente da Conmebol.

Até o momento, segundo frisou Domínguez, são apenas três jogos confirmados, um em cada país: Uruguai, Argentina e Paraguai. “Estamos honrando a memória dos que nos antecederam”, disse o presidente da Conmebol.

Edições de 2034 e 2038

Os processos de candidatura para as edições de 2030 e 2034 da Copa do Mundo sejam conduzidos simultaneamente, com a Oceania convidada a concorrer. A Arábia Saudita, que chegou a planejar concorrer a sede da Copa de 2030, pode ser candidata ao Mundial seguinte.

Fonte: O Tempo

 

COMPARTILHAR:

Receba as publicações do Últimas Notícias em primeira mão no nosso grupo do WhatsApp:
https://chat.whatsapp.com/DoD79bcrBLZIqK6nRN2ZeA