Após a notícia de que mais de 100 pessoas recuperadas do novo coronavírus voltaram a testar positivo na Coreia do Sul, cientistas do National Medical Centre em Seoul concluíram que os casos são resultado de um falso positivo. Eles consideram que a possibilidade de ocorrer reinfecção pela Covid-19 é baixa.

Na quarta-feira (29), pesquisadores do comitê para o controle de doenças emergentes explicaram em uma coletiva que o que foi detectado nestes testes eram apenas fragmentos do vírus já morto.

Como os testes não são capazes de diferenciar o vírus vivo do morto, o resultado foi um falso positivo. O vírus morto, por sua vez, pode permanecer no corpo de um recuperado por até dois meses.
Diante da nova conclusão, Oh Myoung-don, que lidera o comitê de controle de doenças emergentes, disse que há poucas razões para acreditar que os casos sejam resultado de reinfecção ou reativação.

OMS pediu cautela

O resultado do estudo é uma esperança após a Organização Mundial da Saúde (OMS) informar, na semana passada, que ainda “não havia evidências” de que as pessoas que se recuperaram da Covid-19 e tenham anticorpos estão protegidas contra uma segunda infecção por coronavírus. Veja no VÍDEO acima.

Em um comunicado, a agência das Nações Unidas alertou contra a emissão de “passaportes de imunidade” ou “certificados sem risco” para pessoas que foram infectadas, dizendo que a prática pode realmente aumentar o risco de propagação, pois pode ignorar o conselho padrão.

COMPATILHAR: