Na época das Festas Juninas, que coincide com o período de estiagem na maioria dos estados brasileiros, o costume de soltar balões provoca incêndios. Esta atividade aumenta 50% à incidência de queimaduras nos hospitais de todo o país.
Esse quadro se agrava nos meses de junho e julho por conta da estiagem das chuvas e ar mais seco, o que facilita a propagação de incêndios florestais que destroem a fauna e a flora.
Soltar balões, além de ser crime ambiental, também pode causar incêndios em residências, matas, curtos circuitos, derrubar aeronaves, ou seja, as consequências podem ser irreversíveis.
Infelizmente, apesar dos esforços dos órgãos de segurança, anualmente, são noticiados grandes incêndios que tiveram como causa a queda de balões.
Conforme preconiza a Lei de Crimes Ambientais (Lei Federal nº 9605/98) o infrator está sujeito a uma pena de 1 a 3 anos de detenção, além de estar sujeito a uma multa de R$5.593,99 por balão apreendido.
Não fique passivo a essa situação. Informações sobre algum grupo que pratica esse crime denuncie por meio do 181, a denúncia é anônima, não apóie essa brincadeira. Em caso de incêndios ligue 193.

COMPATILHAR: