Da Redação

Devido ao clima seco, o 5º Pelotão do Corpo de Bombeiros que atua em Formiga e região, divulgou o balanço do combate a incêndios, a pedido da redação do Últimas Notícias.

De acordo com o comandante da corporação, 1º tenente Mateus Campo Cunha, até o mês de julho foram registradas 108 ocorrências de combate a incêndio. Destes, 42 registros foram contabilizados no último mês. A corporação destaca que as queimadas continuam, contudo ainda não há dados estatísticos referentes ao mês de agosto.

As cidades em que o 5º pelotão atua são: Arcos , Camacho, Candeias, Córrego Fundo, Formiga, Iguatama  e Pains.

O Corpo de Bombeiros Militar repassa algumas dicas importantes para realizar a prevenção:

  • Ao trafegar pelas estradas e rodovias, não lance pontas de cigarro pela janela do veículo, pois com a baixa umidade desse período, a vegetação seca se incendeia com muita facilidade.
  • Ao realizar acampamentos, seja bastante cuidadoso na hora de acender fogueiras, velas e lampiões. Só acenda as fogueiras após limpar bem o local, retirando completamente a vegetação em volta. Procure fazer sua fogueira em local aberto, como por exemplo, numa clareira ou à beira do rio, para que o fogo não prejudique os galhos e folhas das árvores que estejam em volta ou acima dela. Quando não for mais utilizar a fogueira, certifique-se que as brasas estão apagadas e resfriadas. Se possível, enterre as sobras de material (carvão, brasas e cinza). Não jogue os restos da fogueira no rio. Nunca se ausente do acampamento, deixando para trás a fogueira acesa ou com torrões em brasa.
  • Não jogue lixo por aí. As latas de metal, os cacos e garrafas de vidro podem se aquecer ao sol e acabar dando origem às queimadas.
  • Não solte balões, além de perigoso é crime conforme a Lei de Crimes Ambientais (Lei Federal nº 9605/98). O balão pode cair aceso em florestas, residências e indústrias, produzindo grandes prejuízos patrimoniais, ameaça ao nosso meio ambiente e até mesmo colocando a integridade física e a vida das pessoas em risco.
  • Quando for realizar alguma queima controlada para renovo de pastagem ou para limpeza de alguma área, procure antecipadamente o Corpo de Bombeiros ou a Polícia Militar do Meio ambiente para se orientar.
COMPATILHAR: