O avião da Força Aérea Brasileira chegou à cidade de Juiz de Fora (MG) às 10h25 deste domingo (3) com o corpo de Itamar Franco, que morreu sábado (2), aos 81 anos. A aeronave decolou do aeroporto de Congonhas, em São Paulo, às 9h15. No aeroporto da Serrinha estavam aguardando a chegada do avião as filhas de Itamar, Fabiana e Georgiana, o senador Aécio Neves, o governador de Minas Gerais, Antonio Anastasia, e o prefeito de Juiz de Fora, Custódio Matos.
O caixão com o corpo do ex-presidente foi coberto com as bandeiras do Brasil e de Minas Gerais e colocado no caminhão do Corpo de Bombeiros por volta das 10h45. O veículo seguirá pelas principais ruas de Juiz de Fora.
O corpo do ex-presidente deixou o Hospital Albert Einstein às 7h30 e chegou ao aeroporto de Congonhas por volta das 7h50. O ex-presidente será velado durante o dia na Câmara Municipal de Juiz de Fora, onde eleitores e fãs do senador fazem fila desde cedo para dar o último adeus ao político.
Integrantes das Forças Armadas aguardaram enfileirados em Congonhas, ao lado do avião Força Aérea Brasileira, para receber o corpo. Um tapete vermelho foi estendido no chão. O corpo do senador e ex-presidente foi recebido às 8h45 com honras militares de chefe de Estado pelos integrantes da Aeronáutica, que o conduziram e o colocaram no avião às 8h50.
Na segunda-feira (4), o corpo do ex-presidente seguirá para Belo Horizonte, onde terá um segundo velório no no Palácio da Liberdade, sede do governo mineiro.
De acordo com a assessoria de imprensa do senador, o corpo de Itamar deverá ser levado no fim da segunda-feira para Contagem (MG) onde será cremado, atendendo a um desejo do ex-presidente.
Segundo nota divulgada pelo Hospital Albert Einstein, o presidente sofreu uma acidente vascular cerebral (AVC) na UTI, onde estava sendo tratado de uma pneumonia decorrente de uma leucemia aguda, e morreu às 10h15 da manhã.
Depois que a morte do senador foi confirmada, as filhas foram embora para Minas Gerais. Não houve nenhuma cerimônia em São Paulo.
A expectativa é de que um avião com ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a senadora Marta Suplicy chegue a Juiz de Fora por volta das 11h30 deste domingo.
Um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) decolou de Brasília por volta de 10h deste domingo levando o vice-presidente da República, Michel Temer, o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), e outros 11 senadores para o velório
?Convidei todos os senadores e líderes para ir até Juiz de Fora dar o último adeus ao presidente Itamar?, disse José Sarney no sábado.
Ainda triste com o falecimento de Itamar, a quem chamou de ?grande amigo?, Sarney afirmou que irá cancelar a sessão de segunda (4) no Senado: ?Vamos mandar subir a sessão e realizar uma grande homenagem ao presidente Itamar.
Sarney afirmou que recebeu um telefonema da presidente Dilma Rousseff que disse ter colocado à disposição da família o Palácio do Planalto, para que Itamar fosse velado com as honras de chefe de Estado. ?A família não aceitou. Mas nem foi pelo jeito da família, foi bem o jeito do próprio Itamar. Ele dizia que quando morresse não gostaria que seu corpo ficasse perambulando de cidade em cidade?, lembrou Sarney.

COMPATILHAR: