Entre os dias 7 e 10 de julho, foi realizado o 29º Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde e o 10º Congresso Brasileiro de Saúde, Cultura de Paz e Não-Violência. Os eventos ocorreram simultaneamente no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília, e contou com a participação do secretário de Saúde de Córrego Fundo, Márden Samuel da Silveira.
O 29º Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde teve como tema principal os desafios da gestão interfederativa do SUS (Sistema Único de Saúde). Este é um dos maiores eventos de Saúde Pública do país. Organizado pelo Conselho Nacional de Secretarias de Saúde (Conasems), foram 4.700 inscritos, sendo, destes, 1.700 secretários municipais.
A abertura do evento contou com a presença do Ministro da Saúde, Alexandre Padilha. Em seu discurso, o ministro garantiu que o Governo Federal dará atenção especial aos municípios de pequeno porte. Padilha declarou reconhecer a sobrecarga do município no financiamento das atividades com a saúde. ?O momento para os municípios fazerem suas reivindicações é este?, destacou.
Na oportunidade, foram proferidas diversas palestras, abordando temas relacionados à saúde pública, programas e gestão estratégica, dentre outros, por profissionais capacitados e de renome. Ocorreu ainda a eleição da nova diretoria do Conasems, para o biênio 2013-2015.
De acordo com o secretário de saúde de Córrego Fundo, o congresso foi marcado por intensas discussões sobre desafios, dificuldades e soluções para a saúde pública brasileira, com o objetivo de fortalecer e qualificar a gestão municipal. ?A participação no congresso foi riquíssima. Uma oportunidade ímpar para aquisição de conhecimentos e, especialmente, para trocas de experiências com secretários de outras cidades, com realidades semelhantes à de Córrego Fundo?, comentou.

COMPARTILHAR:

Receba as publicações do Últimas Notícias em primeira mão no nosso grupo do WhatsApp:
https://chat.whatsapp.com/DoD79bcrBLZIqK6nRN2ZeA