Os Correios comemoram, nesta terça-feira (5), o Dia do Filatelista. Somente neste ano, já foram lançados 24 selos comemorativos no Brasil, referentes à emissão especial dos 350 anos do serviço postal no País.
Também em 2013 o Brasil irá sediar a Exposição Mundial de Filatelia ? ?Brasiliana 2013?, no Rio de Janeiro, em novembro. Os Correios ainda participam em maio da Exposição Filatélica Internacional (Austrália).
Até o final do ano, devem ser lançadas mais 22 emissões filatélicas ? entre elas, os selos em homenagem à Jornada Mundial da Juventude, à Copa das Confederações e ao Ano Internacional de Cooperação pela Água, em parceria com a Unesco. Toda a programação oficial está disponível em http://blog.correios.com.br/filatelia/emissoes/programacao-filatelica-2013/.
Receita
Em 2012, a empresa vendeu mais de R$ 440 milhões em selos e produtos relacionados à Filatelia. Em todo o mundo, os selos geram receita anual de 27,7 bilhões de dólares aos operadores postais, segundo a UPU (União Postal Universal).
O valor chega a 50 bilhões de dólares se forem incluídos os negociantes e os leilões. O Brasil foi o primeiro país nas Américas e o segundo no mundo a utilizar os selos, que surgiram como um comprovante de franqueamento postal ? antes, o responsável pelo pagamento da postagem era o destinatário.

COMPATILHAR: