Em função da proximidade do dia Nacional do Doador Voluntário de Medula Óssea, celebrado na próxima segunda-feira, a ECT ? Empresa de Correios e Telégrafos ? está incentivando os funcionários e seus familiares a se inscreverem como doadores.
Para isso, os Correios programaram para o mês de outubro uma campanha interna nacional em parceria com órgãos responsáveis pelo cadastramento de doadores e coleta de sangue. A expectativa é obter cerca de 15 mil inscrições. Como a chance de encontrar medula compatível no Brasil é de uma em 100 mil, quanto maior o número de doadores cadastrados, maiores as chances do paciente.
Em Minas Gerais, não só os funcionários poderão aderir à campanha, mas também a população em geral. Os Correios, em parceria com o Hemominas, realizam no hall da agência Central da empresa em Belo Horizonte ? Av. Afonso Pena, 1270, Centro ? no próximo dia 16 (quinta-feira), 9h às 13h, coleta de sangue de empregados e clientes voluntários para identificar a compatibilidade de possíveis doadores.
A medula óssea é um tecido líquido, conhecido por ?tutano?, que ocupa o interior dos ossos. O transplante de medula é recomendado a pacientes de doenças que afetam as células do sangue, como leucemias, anemia aplástica e linfomas.
Para se tornar um doador é preciso ter entre 18 e 55 anos de idade, estar em bom estado geral de saúde e não ter doença infecciosa ou incapacitante. Inicialmente, são colhidos 10 ml de sangue do voluntário, que será tipado por exame de histocompatibilidade (HLA), um teste de laboratório para identificar as características do doador.
A captação de doadores voluntários em todo o país é feita por meio de campanhas realizadas em parceria com os hemocentros locais. O doador deve manter seu cadastro sempre atualizado junto ao Redome, por email [email protected] ou telefone (21) 3970-4100.

COMPATILHAR: