Os Correios promoverão nesta sexta-feira (8), o lançamento do selo comemorativo dos 300 anos da cidade de Mariana, na região central de Minas. A peça filatélica irá compor a série ?Cidades Históricas?, que visa destacar, por meio de selos, as principais riquezas culturais de localidades dos quatro cantos do Brasil. Além de Mariana, as mineiras Ouro Preto, Sabará e a paulista Mogi das Cruzes também serão contempladas com selos comemorativos. O lançamento será realizado no Centro de Convenções de Mariana, na Praça Juscelino Kubitschek, s/n, às 19h.
Sobre o selo
O selo ?300 anos de Mariana? retrata a igreja São Francisco de Assis, construída entre 1762 e 1794, e a igreja de Nossa Senhora do Carmo, cuja construção teve início em 1783 e foi concluída no século seguinte. Ambas localizadas na praça Minas Gerais. Acima, uma vista parcial de Mariana pintada em azul, emoldurada por rocalhas em azul e vermelho, invocando a paleta criativa de Mestre Ataíde, o grande pintor colonial brasileiro nascido em Mariana. No centro da composição, a Maria Fumaça, que liga Mariana a Ouro Preto e o pelourinho, repleto de elementos: o globo (conquistas marítimas portuguesas), a balança (justiça), a espada (condenação) e o brasão português. No canto inferior direito, a Casa da Câmara e Cadeia construída na segunda metade do século XVIII, o prédio mantém preservadas as características e a história de uma época de riqueza e poder. Foram utilizadas as técnicas de pintura e computação gráfica.
História de Mariana
Em 8 de abril de 1711, o então governador de Minas, Antônio de Albuquerque Coelho de Carvalho, elevou o arraial Nossa Senhora do Carmo à categoria de vila, sob a denominação de vila de Nossa Senhora do Ribeirão do Carmo de Albuquerque, nome modificado por Dom João V para vila Leal de Nossa Senhora do Ribeirão do Carmo, em 1712.
Em pouco tempo, a vila transformou-se no principal centro comercial de Minas Gerais. Em 1720, com a dificuldade em estabelecer a ordem na vila e a revolta com as cobranças de impostos pela Metrópole, surge a capitania independente de Minas Gerais.
No ano de 1745, por ordem do Rei de Portugal, Dom João V, a vila foi elevada à cidade, que recebeu o nome de Mariana, uma homenagem à sua esposa, rainha Maria Ana D´Austria. Além de ser transformada no centro religioso do Estado, a cidade de Mariana tornou-se a primeira capital de Minas Gerais.
Correios lançam selo postal em homenagem aos 300 anos de Mariana
Peça filatélica faz parte da série ?Cidades Históricas?, que destaca as riquezas culturais dos municípios brasileiros.