Da Redação – Últimas Notícias

Com apenas três casos confirmados do novo coronavírus em Formiga, até o momento, a cada novo boletim epidemiológico divulgado, o que ocorre diariamente, a população se assusta com o aumento no número de casos investigados, que já passa de 420.

A expectativa era de que, com o aumento no número de exames e de casos descartados, a quantidade de casos investigados diminuísse, o que não tem acontecido.

Outra questão comum apresentada nos comentários feitos por cidadãos de Formiga nas redes sociais do portal é: Até o momento, quantos testes para a Covid-19 foram feitos na cidade?

Para responder a essas dúvidas, o portal buscou informações junto à Secretaria de Saúde do município.

Casos investigados

O número de casos investigados é alto e assim deve permanecer, pois só podem “sair” da lista, pessoas que realizam o teste que descarta ou confirma a infecção pela doença.

O acúmulo de casos em investigação se deu porque à princípio, apenas pacientes com quadros graves de saúde e sintomas relacionados à Covid-19 eram submetidos ao exame. O que não ocorreria com casos leves.

De acordo com a Secretaria de Saúde, a lista de casos em investigação só será concluída quando chegarem ao município os testes de anticorpos para que todos os casos sejam descartados ou confirmados.

Vale lembrar que mesmo após estarem curados, o citado teste aponta se os pacientes possuem ou não anticorpos para a Covid-19, o que possibilita a confirmação ou o descarte.

Número de testes

Até o momento, de acordo com a Secretaria de Saúde, 170 testes foram realizados em Formiga, fora os realizados em rede particular, que não são contabilizados pelo município.

Até o momento, 160 resultados foram divulgados (3 confirmações e 157 descartes).

Pacientes curados

Dos três casos da Covid-19 confirmados em Formiga, nenhum dos pacientes foi considerado curado. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, “as duas primeiras pessoas de Formiga, que foram confirmadas com Covid-19, permanecem em isolamento e sem nenhuma complicação da doença. Elas precisam ficar, no mínimo, 14 dias em isolamento, para só então passarem por novos testes. Esses pacientes somente serão liberados quando estiverem totalmente curados da doença e com resultado de teste negativo”.

O terceiro caso foi confirmado nesse domingo (26) e deverá passar pelo processo de isolamento e ser submetido a um novo teste.

Se trata de um homem de 48 anos. Ele também não apresentou complicações da doença.

COMPATILHAR: