Profissionais e estudantes de agronomia, arquitetura e engenharias se reuniram na tarde de sábado (10) na Câmara Municipal de Arcos, quando discutiram temas relacionadas às profissões. Trata-se da etapa local do Congresso Estadual de Profissionais do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Crea), pertencentes à inspetoria sediada em Arcos.
Além de assuntos relacionados às profissões e ao conselho, o evento foi uma oportunidade para a reflexão de como o profissional pode ter um diferencial e ser um agente transformador. Para as discussões, foram convidados o engenheiro de Minas Kléber José de Almeida Júnior e o sociólogo Moisés Augusto, que discursaram sobre as profissões atreladas ao Crea e as suas competências ambientais, cívicas e sociais.
De acordo com Moisés Augusto, a sociedade se torna mais democrática quando cada pessoa se torna agente transformador de realidades e, para isso, conselhos são formados. O Crea é um exemplo disso. O engenheiro de Minas Kleber também falou sobre novas responsabilidades no mercado profissional da atualidade.
Além de palestras, a etapa em Arcos faz parte do Congresso Estadual de Profissionais do Crea e debateu propostas para serem apresentados na etapa regional, que acontece no dia 4 de maio, em Divinópolis. Estudantes e profissionais se dividiram em quatro grupos focais para a discussão de eixos ligados ao profissional, à formação profissional, a integração profissional e social e a organização do sistema.
Já na noite de sábado, os congressistas aprovaram os temas e votaram as indicações para delegados na etapa regional. Os engenheiros Marcos Veloso e Evandro Marinho serão os representantes em Divinópolis.

COMPATILHAR: