Os 4050 alunos do ensino fundamental da rede Municipal de Educação irão substituir, na hora da merenda, os antigos pratos e talheres de plásticos por outros de vidros e talheres de inox.
A iniciativa tem como objetivo valorizar o momento da refeição, aumentar a auto-estima, a qualidade e uma melhor higienização. Além disso, os alunos aprendem como se portar à mesa, manuseando corretamente os talheres.
A nutricionista do setor de alimentação escolar Mirian Fernanda Centini, disse que, em 2008, foi implantado um projeto-piloto nas escolas de período integral José Juvêncio Fernandes e Benedita Gomide Leite, ?foi um sucesso, nunca tivemos nenhum problema devido o trabalho dos professores e da equipe de nutrição que passaram as orientações aos alunos quanto ao cuidado com os novos utensílios. Neste momento em quem todas as escolas serão abrangidas, nós estaremos acompanhando os alunos no momento das merendas?, completou a nutricionista.
A diretora da Escola Angelita Gomes Pereira, Morgana Frade, aprovou a idéia, ?Achei excelente essa iniciativa, as crianças vão se adaptar rapidinho. É como se estivessem em casa. Sem contar que a louça é bem mais higiênica que o plástico. Essa ação valoriza a criança e oferece uma alimentação com qualidade, ressaltou a diretora.
O aluno do 3º ano, Jonas Paixão Soares, 09, também gostou da novidade. ?Eu achei bom, parece que a comida fica mais gostosa, gostei da troca, disse o aluno.
Cerca de 2500 pratos de vidro e 2500 talheres de inox foram adquiridos para as 14 escolas da cidade e 4 na zona rural. A faixa etária dos estudantes é de 04 a 14 anos.
Os alunos das escolas municipais de Formiga recebem todos os dias uma ou duas refeições. Os de período integral são quatro. Cada dia da semana é um cardápio diferente, sempre combinando todos os ingredientes para uma alimentação saudável e supervisionados por profissionais da área.

COMPATILHAR: