Os crimes contra crianças e adolescentes continuam sendo os mais denunciados no Disque Direitos Humanos (0800 031 1119). Das 1.921 denúncias recebidas no primeiro semestre deste ano, 1.208 foram para relatar a violência contra esse público.
A violência física dentro da própria família e a negligência e abandono são os mais recorrentes, com 469 e 392, respectivamente. O relatório do serviço também apresenta um número expressivo de relatos sobre crimes sexuais. Foram 191 entre abuso, exploração e violência sexual, fora e dentro das famílias.
As denúncias recebidas pelo Disque Direitos Humanos são encaminhadas para os conselhos e delegacias especializadas. Em alguns casos, dependendo da gravidade e urgência, até mesmo a Polícia Militar pode ser acionada. O serviço é sigiloso, gratuito e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 22h. Para que a denúncia seja apurada com mais agilidade e as providências tomadas, o denunciante precisa fornecer informações como identificação da vítima e do agressor, além do endereço completo.
Estabilidade
O número de denúncias recebido neste ano se manteve estável em relação a 2011, quando o serviço registrou 1.196 denúncias nos primeiros seis meses do ano. A violência dentro da família (449) e a negligência e abandono (423) também foram os tipos mais denunciados. No acumulado de 2011, o Disque Direitos Humanos recebeu 3.173 denúncias, sendo 2.038 relacionadas às violações dos direitos do público em questão.

COMPATILHAR: