Entre os clássicos desta 25ª rodada do Brasileirão Série A, está Cruzeiro x América, clubes que estão pressionados pelos momentos em que vivem, mas que estão em situações distintas na tabela. Raposa e Coelho duelam no estádio Mineirão neste domingo (1º), a partir das 16h.

Mandante e vitorioso (4 a 0) no embate entre os mineiros no primeiro turno, o Cruzeiro acumulou, recentemente, oito jogos sem vitórias, culminando na demissão de seu treinador, Pepa. Com nova filosofia de trabalho, Zé Ricardo chegou e teve sucesso em sua estreia: 3 a 0 sobre o Santos, na Vila Belmiro.

Em seguida, num placar já esperado, perdeu para o Fluminense no Maracanã por 1 a 0 – assim, chega a este clássico na segunda metade da classificação, com 29 pontos, a poucos da zona de rebaixamento. O medo de se aproximar da degola e outros fatores, como a falta de efetividade frente ao gol, fazem a equipe ser pressionada pela torcida.

Para este confronto, a Raposa não terá desfalques de peso, como por suspensão e lesão. O meia-atacante Matheus Pereira, que contraiu uma lesão no joelho esquerdo no início de agosto, voltou a treinar com o grupo durante a semana, mas ainda não foi relacionado.

Na zaga, ele terá o retorno do titular Luciano Castán, suspenso no último compromisso, devendo voltar a formar dupla com Neris. As dúvidas ficam mais por conta da formação do time que, em especial no ataque, é uma incógnita.

No Rio de Janeiro, foram a campo Nikão – que pede passagem, Wesley e Gilberto – que vem decepcionando. Aliás, a última vez que o centroavante celeste balançou as redes foi diante do América, ou seja, há um turno. Há possibilidade de Arthur Gomes reconquistar a sua posição, assim, como Bruno Rodrigues.

América

Por outro lado, o clube alviverde não está apenas pressionado, mas ‘sobrevive por aparelhos’. Equipe é a vice-lanterna, com apenas 17 pontos, e vê os seus concorrentes, como Santos e Vasco da Gama, se distanciarem.

Na última rodada, inclusive, perdeu para o Cruzmaltino por 1 a 0 em pleno Independência – e quem acompanha futebol sabe que perder pontos, ainda mais em casa, para concorrentes diretos, é receita para o fracasso. Antes disso, foi superado pelo Red Bull Bragantino e sofreu um amargo empate do Cuiabá.

Para o seu primeiro clássico no comando do América, o técnico Fabián Bustos tem diversas baixas. Ao todo, oito jogadores devem ficar fora da partida no Gigante da Pampulha, sendo que cinco estão no departamento médico e três suspensos.

Estão fora o atacante Aloísio, os meias Matheusinho (lesão no ombro direto) e Mateus Henrique (lesão na coxa esquerda); além do zagueiro Wanderson (lesão no joelho esquerdo). Com dores no joelho direito, o atacante Rodrigo Varanda ainda teve a presença descartada, mas tudo leva crer que ficará fora.

Já o meia Martínez, o zagueiro Iago Maidana e o atacante Felipe Azevedo também não poderão jogar. O primeiro acumulou três cartões amarelos, enquanto o segundo foi expulso. Já Azevedo recebeu o terceiro amarelo e também o vermelho direto, o que o tira dos dois próximos jogos.

Um fator que pode servir de esperança para a Nação Americana é o retrospecto recente. Entre 2021 e 2023, o Coelho venceu sete dos oito duelos disputados contra a Raposa. Além disso, não perde para o rival no Mineirão desde 2019.

Fonte: O Tempo

COMPARTILHAR: