A Federação Internacional de História e Estatísticas do Futebol (IFFHS) divulgou na segunda-feira o seu ranking mundial de clubes e manteve o Cruzeiro como o único brasileiro entre os dez melhores times do mundo. Agora, os celestes aparecem em décimo, uma posição abaixo da que ocupavam em setembro.
O ranking mede o desempenho das equipes no período de 1º de outubro de 2008 a 30 de setembro de 2009. Para chegar a esta classificação, no Brasil, a IFFHS analisa os resultados das equipes no Campeonato Brasileiro, Copa do Brasil, Copa Libertadores e Copa Sul-americana.
Os pontos dados aos jogos do Brasileirão têm cotação igual aos campeonatos Inglês, Espanhol, Italiano, Alemão, Francês e Argentino. A Libertadores recebe o mesmo valor da Copa dos Campeões e a Copa Sul-americana se compara à Liga Europa, antiga Copa da Uefa.
Além do Cruzeiro, entre os 25 melhores clubes do mundo na atualidade, segundo a IFFHS, aparecem mais três representantes do futebol brasileiro, apenas um paulista: Grêmio, em 14º lugar, Internacional, em 21º e Palmeiras, em 25º.

COMPATILHAR: