A Prefeitura de Formiga, por intermédio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) realizou a VII Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. Com a presença de conselheiros tutelares, educadores, assistentes sociais e demais profissionais da área, a conferência foi realizada nesta segunda-feira (5), no auditório Odette Khouri e reuniu cerca de cem pessoas.
O tema deste ano foi:Os desafios atuais para a garantia dos direitos da criança e do adolescente. A temática foi escolhida pelo Conferencista e presidente da Frente de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente de Minas Gerais, deputado André Quintão.
A abertura do evento foi feita pela presidente do CMDCA, Elizabeth Silveira Castro, que fez questão de agradecer a todos que aceitaram o convite para participar do evento. Agir a favor de crianças e adolescentes é acreditar no futuro, ressaltou a presidente.
A mesa de autoridades foi composta pelo chefe de Gabinete Sheldon Almeida, representando o prefeito Aluísio Veloso/PT, pelo representante do Legislativo, Gonçalo Faria, pelo secretário Municipal de Desenvolvimento Humano, Luís Carlos Silva, pela representante da Secretaria Municipal de Educação e Esportes, a assessora pedagógica Marlene Silva Reis, pela presidente do Conselho Tutelar de Formiga, Aucilene de Oliveira, pela presidente do CMDCA, Elizabeth Silveira Castro, pelo deputado Estadual André Quintão, além de representante da Polícia Militar e do Conselho Tutelar de Córrego Fundo.
A Administração Municipal deve ter um carinho e uma atenção especial com as crianças e adolescentes. É primordial que façamos valer os direitos desses que serão os adultos de amanhã, disse o chefe de Gabinete, Sheldon Almeida.
A palestra inicial foi realizada pelo deputado André Quintão, que inicialmente fez uma recapitulação da trajetória das políticas em prol da criança e do adolescente. Num segundo momento, o palestrante falou sobre os principais desafios na luta pelos direitos da criança e do adolescente. De acordo com Quintão, o tema foi escolhido por expressar sua experiência na área e por fazer parte de seu idealismo.
Após a apresentação do deputado, foram iniciadas as inscrições de propostas para debates em assembléia. Logo depois, foi iniciado o debate: A realidade das crianças e dos adolescentes em Formiga, um desafio a enfrentarmos, mediado pelas servidoras Joyce Alvarenga e Elaine Cristina Pereira, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Fátima Belo, da Secretaria Municipal de Educação e Esportes.
A Conferência é um momento da administração municipal e da sociedade avaliarem o que tem sido feito e reformularem políticas necessárias e viáveis para as crianças e adolescentes de Formiga, ressaltou a diretora de Proteção Social e Especial, Joyce Alvarenga.
Finalizando o encontro, o secretário Luís Carlos Silva apresentou os projetos que vem sendo desenvolvidos pela pasta e em seguida foi a vez da apresentação das propostas e realizações socioeducativas da Secretaria Municipal de Educação e Esportes.
A Conferência é uma verdadeira defesa das crianças e adolescentes. Estamos percebendo crianças e adolescentes sendo viciados e usados pelo tráfico de drogas. Num futuro próximo, a cidade precisará de uma assistência local para buscar resolver esse problema, analisou a presidente do CMDCA Elizabeth Silveira Castro.
A presidente do Conselho fez questão de ressaltar o maior apoio que serviços assistenciais vêm recebendo da Administração Municipal, como é o caso do CRAS e Projeto Sentinela.

Comentários
COMPATILHAR: