O Cruzeiro recebe nesta quinta-feira (28) o Remo, às 21h30, no Mineirão, em confronto válido pela 32ª rodada do Campeonato Brasileiro Série B. Como objetivo primário, a Raposa busca os três pontos para diminuir a contagem em busca da pontuação segura (projeção) para permanecer na Segunda Divisão. Se vencer, o time celeste também colocará fim a um tabu de 42 anos sem triunfo sobre os paraenses.

Pontuação

Na 12ª colocação e com 39 pontos, a Raposa precisa de sete nos sete jogos restantes para praticamente eliminar o risco de queda. De acordo com o departamento de estatística da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), 46 pontos somados dá ao clube apenas 0,4% de chance de descenso para a Série C.

Tabu e desempenhos fracos contra o Remo

Nesta quinta, a Raposa estará diante de um dos seus algozes mais antigos, já que não vence o Remo há 42 anos, desde 1979. Claro que desde a última vitória do Cruzeiro sobre o Remo, por 3 a 0, no Mineirão, no dia 10 de outubro de 1979, pelo Grupo H do Campeonato Brasileiro, as equipes se enfrentaram somente seis vezes neste período de 42 anos. Foram quatro derrotas e dois empates.

Mas, para além do fator histórico, há outro dado negativo para o time celeste. Nestas seis partidas contra o Remo, o Cruzeiro marcou apenas dois gols. Os dois empates foram por 0 a 0. A Raposa só balançou as redes na derrota por 2 a 1 e na goleada dos paraenses por 5 a 1 (ambos no Brasileirão de 1994).

Reencontro

Outro tabu “escondido” está no aproveitamento da Raposa diante dos ex-treinadores na competição. O Cruzeiro ainda não conseguiu vencer nenhum dos três ex-comandantes. Em três jogos, foram duas derrotas e um empate.

O técnico do Remo, próximo adversário celeste, é Felipe Conceição, que iniciou a Série B deste ano justamente no Cruzeiro. No confronto no primeiro turno, que marcou o reencontro com o ex-treinador, a Raposa foi derrotada por 1 a 0, em Belém.

Escalação

O Cruzeiro tem duas baixas confirmadas e no mesmo setor para a partida. Na lateral-esquerda, o titular sob o comando do técnico Vanderlei Luxemburgo, Matheus Pereira, sofreu uma fratura no cotovelo. O substituto imediato, Jean Victor, realizou um tratamento oftamológico recentemente e não tem condições de atuar. Com a dupla ausência, o atacante Felipe Augusto, que já fez a ala-esquerda em alguns jogos na Série B, é o candidato mais provável para assumir a lacuna. Norberto, lateral-direito de origem, é opção que corre por fora.

Em contrapartida aos desfalques, a Raposa tem os retornos do volante Adriano, do meia Giovanni e do técnico Vanderlei Luxemburgo à beira do campo. Todos cumpriram suspensão automática na última rodada, em que a Raposa foi derrotada para o Avaí. 

Dessa forma, a Raposa deve ir a campo com: Fábio; Rômulo,  Ramon, Eduardo Brock e Felipe Augusto (Norberto); Adriano, Lucas Ventura e Giovanni; Bruno José, Vitor Leque e Thiago. 

Adversário

O Remo, com um ponto a menos e uma posição abaixo do Cruzeiro, não vence há mais de um mês, mais precisamente desde 24 de setembro, quando bateu o Náutico por 1 a 0. A equipe paraense também busca pontuar para se livrar matematicamente do rebaixamento com rodadas de antecedência.

Felipe Conceição deve mandar o time a campo com: Thiago Coelho; Thiago Ennes, Marlon, Rafael Jansen e Raimar; Arthur, Marcos Júnior e Felipe Gedoz; Lucas Tocantins, Vitor Andrade e Neto Pessoa (Metheus Oliveira).

Cruzeiro x Remo

Cruzeiro: Fábio; Rômulo, Ramon, Eduardo Brock e Felipe Augusto (Norberto); Adriano, Lucas Ventura e Giovanni; Bruno José, Vitor Leque e Thiago. Técnico: Vanderlei Luxemburgo 

Remo: Thiago Coelho; Thiago Ennes, Marlon, Rafael Jansen e Raimar; Arthur, Marcos Júnior e Felipe Gedoz; Lucas Tocantins, Vitor Andrade e Neto Pessoa (Metheus Oliveira). Técnico: Felipe Conceição

Data: 28 de outubro, quinta-feira, às 21h30 
Motivo: 32ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro
Local: Arena Independência, em Belo Horizonte (MG) 

Arbitragem: Douglas Schwengber da Silva (RS) 
Auxiliares: Leirson Peng Martins (RS) e Lúcio Beiersdorf Flor (RS) 
VAR: Rodrigo Nunes de Sá (RJ)

Fonte: Itatiaia

COMPATILHAR: