Quem está pensando e pegar a estrada e aproveitar as festas de fim de ano para viajar e descansar com a família, já deve preparar uma manutenção preventiva do veículo para evitar transtornos na estrada. Além disso, manutenção preventiva garante vida longa ao carro.
Não custa nada lembrar que uma viagem tranquila começa muito antes de pegar a estrada. Por isso, antes de colocar as malas no carro, vale a pena procurar uma oficina autorizada ou mecânico de confiança e chegar nível do óleo, nível da água da bateria, parte elétrica, calibragem dos pneus (não esqueça do estepe), itens obrigatórios de segurança, validade do extintor de incêndio, macaco, triângulo e chave de roda, se as lâmpadas estão funcionando, checar água do radiador e fluido de freio, além de encher o depósito de água do limpador de pára-brisa e verificar a paleta do limpa-vidros. É muito importante ainda verificar se a documentação do veículo está em dia.
O cuidado com as crianças é primordial. Elas devem ficar sempre no banco traseiro. As com idade de até quatro anos devem ser transportadas em cadeiras especiais, com cintos próprios. Dos quatro aos 10 anos é recomendado transportá-las em acento próprio, parecido com uma almofada, para o cinto não encostar no pescoço. Bebês, mesmo recém-nascidos, não devem viajar no colo da mãe, pois em caso de colisão a criança pode ser usada como amortecedor no impacto com o painel ou banco da frente. O ideal é transportá-las em cadeirinhas fixadas de costas do sentido do carro. Depois de checar tudo isso, é só pegar a estrada, juntar a família e fazer uma boa viagem!
Com a chegada do verão, as chuvas aumentam em algumas partes do país e, junto com ela, os riscos de acidentes no trânsito e nas estradas. A mesma água que faz o arrefecimento dos motores representa uma grande ameaça para as partes mecânica, elétrica e para o habitáculo dos veículos. Mais do que isso, a água das chuvas compromete a dirigibilidade, reduzindo a visibilidade e diminuindo os níveis de aderência do automóvel.
Por isso, além de manter o carro em bom estado de conservação e com todos os equipamentos de segurança funcionando, o motorista deve redobrar a atenção nestas condições, evitando buracos e poças que podem provocar a aquaplanagem.

COMPATILHAR: