A culinária mineira é famosa em todo o país e atrai clientes de todo o canto nacional e internacional. Uma coisa é certa: quem chega às terras mineiras, já sabe que vai comer MUITO bem e os turistas vêm curiosos para provar as iguarias típicas, como o pão de queijo, que não existe igual em nenhum outro lugar, o feijão tropeiro e aquele delicioso frango com quiabo! Deu água na boca só de imaginar, né? Mas, tem espaço para os congelados?

Você trocaria a refeição preparada de modo natural feita com os temperos colhidos na horta da sua casa, elaborada pelos avós e/ou seus pais? Mas, será que eles têm tido tempo suficiente para o preparo das refeições hoje em dia? A premissa dos congelados ganharem destaque na culinária é verdadeira e a cada dia cresce mais em Minas Gerais e outros estados brasileiros.

Atualmente, a maioria das pessoas trabalha fora, o que as leva a buscar a praticidade da vida moderna. O mesmo vale para os que moram sozinhos e preferem os alimentos congelados por sua praticidade.

Eu (Fernando Lage) comprei um produto congelado de frango, e após o preparo conforme instruções da embalagem, um dos empanados estavam com um arame dentro. Como de hábito sempre fatiar os alimentos prontos antes de comer, deparei com um empanado recheado com arame. Guardei na embalagem e liguei para a empresa no dia seguinte, relatando o ocorrido. Um representante veio na minha casa e recolheu o produto. Pediu desculpas e trouxe vários outros produtos da empresa para nós. E aí leitor, você aceitaria? Me chamou a atenção as ações da empresa. Ela não quer perder e neste mercado de hoje qualquer ação pode ser positiva ou negativa, uma vez que é um mercado conectado e automatizado.

O mercado consumidor de alimentos congelados no Brasil apresenta demanda fortificada e crescente, as empresas estão se adequando ao atender a clientela rapidamente (JUST IN TIME), tendo por base a característica de praticidade destes produtos, que já vêm cortados, limpos e pré-cozidos, bastando apenas fritá-los ou aquecê-los para consumi-los.

O Brasil é o país com o maior número de consumidores de alimentos congelados da América Latina. Atualmente, cerca de 61% dos brasileiros preferem a praticidade das refeições prontas congeladas. Entre a preferência nacional estão as marmitas congeladas e os menus prontos. Além disso, muitas marcas grandes do mercado passaram a reduzir o sódio e a gordura dos seus produtos, para atraírem mais clientes e potenciais consumidores.

Comidas saudáveis, refeições prontas e comidas congeladas estão ganhando mais espaço à mesa dos brasileiros. Em tempos de crise, o crescimento do setor é consequência do combinado de necessidades: dinheiro e tempo. De um lado, refeições prontas e comidas congeladas, são itens que funcionam no dia a dia em busca de alimentos mais econômicos. Por outro lado, também há mais mulheres trabalhando fora, menos lares com empregada doméstica e uma demanda maior de praticidade no preparo das refeições.

Mas a fartura mineira cabe congelados? Uma característica marcante da mesa mineira, casando com a fama que o mineiro tem de receber bem e não pode faltar o cafézim, claro! Seja nas cozinhas das casas ou das fazendas, seja nos restaurantes ou nos festivais gastronômicos, a comida mineira surpreende por sua simplicidade e sabor, sendo parte importante da identidade cultural do estado, e acompanhando o mercado, agora conta com os congelados.

As escolhas NATURAL ou CONGELADO cada um faz, mas as mesmas precisam conectar o equilíbrio do corpo e mente, saúde e longevidade.

 

Atendimentos CLÍNICA VIVER, Formiga-MG Telefones: 37 3321-3610, 9 8827-3610

COMPATILHAR: