Nos dias 23 e 24 de maio, o curso de biblioteconomia, por meio do Laboratório de Conservação e Preservação de Documentos (LCPD), e a Biblioteca Ângela Vaz Leão do Centro Universitário de Formiga promoverão a Campanha de Preservação do Livro. O evento será uma forma de divulgar conhecimentos relacionados à conservação e preservação de livros e documentos e ocorrerá de 18h30 às 21h30, na Praça de Alimentação do Prédio 01.

Segundo informações da coordenadora do curso de biblioteconomia, professora Margarita Torres, frequentemente, livros bastante deteriorados da Biblioteca Ângela Vaz Leão chegam ao LCPD para serem recuperados. As deteriorações diagnosticadas são: páginas rasgadas e rabiscadas, livros com partes faltantes porque foram destacadas pelos usuários, além de sujeira por falta de cuidados.
?Considerando esta realidade, torna-se necessário compartilhar com os usuários da biblioteca a responsabilidade de preservação da longevidade dos documentos, que são bens culturais do Unifor-MG. Assim, surgiu a Campanha de Preservação do Livro?.

O projeto destina-se a todos os alunos e funcionários do Unifor-MG. Na oportunidade será montado um estande do laboratório para demonstração de métodos de recuperação e conservação de livros da Biblioteca Ângela Vaz Leão, além da exposição de painéis com fotos dos livros já recuperados no LCPD, mostrando as etapas do processo, e agendas confeccionados no laboratório. A equipe formada por professores e alunos do curso de Biblioteconomia, e pela coordenadora e bibliotecárias da Biblioteca Ângela Vaz Leão, também distribuirão folderes sobre preservação.

Comentários