O curso de Engenharia Ambiental do UNIFOR-MG obteve, no último dia 25, o reconhecimento do Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (CONFEA) e do Conselho Regional de Engenharia (CREA-MG). Com esta decisão, os egressos do curso, cuja primeira turma graduou-se em dezembro de 2009, já podem solicitar o registro profissional, a fim de exercer, plenamente, a profissão de engenheiro.

CREA-MG
O CREA-MG é uma autarquia federal, responsável pela fiscalização do exercício profissional e atividades dos engenheiros, arquitetos, agrônomos, geólogos, meteorologistas, bem como dos técnicos e tecnólogos das áreas abrangidas pelo CREA neste estado. Por esta razão, o CREA deve ser entendido como um órgão público, que orienta, fiscaliza e aprimora as atividades profissionais, em benefício da sociedade.

O exercício das profissões, nos ramos abrangidos pelo CREA, é regulamentado pela Lei Federal nº 5.194, de 24 de dezembro de 1966. O coordenador do curso de Engenharia Ambiental do UNIFOR-MG, Prof. Dr. Leyser Rodrigues Oliveira, esclarece que, para que o profissional possa exercer, legalmente, sua profissão, é obrigatório o registro no CREA. ?A partir do registro profissional, que, no nosso caso, é feito no escritório regional de Arcos/MG, é fornecida a Carteira de Identidade Profissional, cujo número é único e deve sublinhar todos os projetos assinados pelos engenheiros?.

Como obter o registro no CREA-MG
Os egressos do curso de Engenharia Ambiental do UNIFOR-MG devem se dirigir à inspetoria do CREA-MG, com o requerimento para Registro Profissional (RP) preenchido e de posse dos seguintes documentos:
1. Original e cópia ou cópia autenticada do Certificado Militar ou Dispensa de Serviço;
2. Original e cópia ou cópia autenticada do Título de Eleitor;
3. Original e cópia ou cópia autenticada da prova de quitação com a Justiça Eleitoral;
4. Original e cópia ou cópia autenticada da Carteira de Identidade;
5. Original e cópia ou cópia autenticada do CPF;
6. Original e cópia do Histórico Escolar;
7. Original e cópia do Diploma;
8. Original e cópia ou cópia autenticada do grupo sanguíneo e fator RH;
9. Duas fotos 3×4 coloridas;
10. Original e cópia ou cópia autenticada do comprovante de residência;
11. Pagamento das taxas de registro, no ato da solicitação.

O assistente administrativo do CREA-MG, Roberson Marcelo, esclarece, ainda, que, se os alunos egressos realizarem o registro profissional até 180 dias, a partir da colação de grau, há um desconto de 99% da anuidade do primeiro ano. A inspetoria do CREA-MG de Arcos fica na Avenida Magalhães Pinto, 321, Centro, das 8 às 12 horas e das 13 às 18 horas. O telefones para contato são: (37) 3351-2329 e (37) 3351?4492.

O formulário para requerimento do registro está disponível no site do Centro Universitário: www.uniformg.edu.br.

COMPATILHAR: