A população indígena e os profissionais da área de saúde de Minas Gerais serão os primeiros a serem imunizados contra a nova gripe.
A assessoria da Secretaria de Estado da Saúde informa que, nesta primeira etapa, serão vacinados trabalhadores da saúde, como médicos, enfermeiros, recepcionistas, pessoal de limpeza e segurança, motoristas de ambulância, equipes de laboratório e profissionais que atuam na investigação epidemiológica.
Já a vacinação dos indígenas vai abranger a totalidade da população que vive em aldeias e será realizada em parceria com a Fundação Nacional de Saúde (Funasa).

Ainda no fim desta semana, devem chegar as doses destinadas à 2ª etapa da campanha.

Calendário
O calendário de vacinação foi dividido em seis grupos prioritários. Trabalhadores de saúde, gestantes, indígenas, população com doenças crônicas de base, crianças saudáveis entre seis meses e dois anos de idade e adultos saudáveis entre 20 e 29 anos de idade.
Nesta primeira etapa, que será realizada entre os dias 8 e 19 de março, trabalhadores da rede de atenção à saúde e profissionais envolvidos na resposta à pandemia e indígenas serão vacinados.
Gestantes serão imunizadas na sequência, entre 22 de março e 2 de abril, além de crianças de seis meses a dois anos de idade e doentes crônicos com até 60 anos.
Obesidade mórbida, doenças respiratórias, cardíacas, imunodeprimidos, diabetes e doenças hepáticas, renais e hematológicas são fatores do grupo de doentes crônicos. Grávidas em qualquer período de gestação poderão tomar a vacina.
De 5 a 23 de abril serão imunizados jovens de 20 a 29 anos. Por último, idosos com mais de 60 anos com e com doenças crônicas serão vacinados entre 24 de abril e 7 de maio.
A população de 30 a 39 anos, que foi incluída por último, será vacinada de 10 a 21 de maio.

COMPATILHAR: