Integrantes do curso de Medicina Veterinária do Unifor-MG apresentaram projetos de pesquisa e extensão no dia 28 de outubro. As atividades ocorreram das 18h às 22h no Salão de Eventos “Prof. Walmor de Borba”.

O Prof. Dr. Leonardo Borges Acurcio ressaltou que o objetivo da atividade foi reunir o corpo clínico de Formiga, juntamente com o corpo discente e docente do curso, a fim de compartilhar os resultados das pesquisas realizadas pelo curso de Medicina Veterinária com a comunidade acadêmica e com o público em geral.

As apresentações começaram com projetos sobre otite canina, com a aluna Marcela Luiza Silveira expondo o projeto “Resultados das pesquisas sobre otite canina no curso de Medicina Veterinária do Unifor-MG”. Em seguida, a especialista em dermatologia de Belo Horizonte, Perla Faria Lembi Babinski, apresentou o projeto “Tratamento das otites externas em cães: um olhar além do ouvido”.

As pesquisas sobre otite canina estão em seu segundo ano de desenvolvimento. Inicialmente, foi realizada uma pesquisa detalhada, com coleta de amostras para identificar os agentes da região e analisar os perfis de resistência antimicrobiana e antifúngica. Esse primeiro estágio foi concluído em um ano. Em seguida, o projeto foi ampliado para incluir uma campanha de conscientização sobre a prevenção e os cuidados com essa doença em cães, que teve como ação final o evento em questão.

No primeiro ano, participaram intensivamente da pesquisa alunas dos períodos mais avançados, que se formaram no ano passado, durante o 9º e 10º períodos. Atualmente, alunas do 6º período, que iniciaram no 5º, estão dando continuidade ao projeto.

Na sequência, o tema abordado foi a produção de um probiótico para cães, com a aluna Lara Luisa Guimarães apresentando o projeto “Resultados da inovação com probiótico para cães no curso de Medicina Veterinária do Unifor-MG” e o Prof. Dr. Leonardo Borges Acurcio apresentando o projeto “Probióticos para cães: como funcionam e como escolher o melhor produto”.

O professor explicou que, juntamente com duas alunas, desenvolveu um probiótico para cães chamado Cãotorade, um repositor eletrolítico que visa auxiliar na hidratação e na saúde intestinal. O produto pode ser utilizado tanto para fins terapêuticos quanto preventivos.

“Trabalhamos com inovação neste semestre no CITFOR, onde fomos premiados em 1º lugar na categoria tema livre, e eu quis apresentar essa ideia para os alunos, para incentivá-los a, quem sabe, participar no próximo ano e mostrar à comunidade que estamos desenvolvendo um produto com potencial para ser lançado no mercado”, afirmou Leonardo.

 

Fonte: Unifor-MG

Foto: Unifor-MG

Foto: Unifor-MG

COMPARTILHAR: