No mês de agosto, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Comunicação, começou a divulgação de vagas para cinco cursos gratuitos em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). As oportunidades eram para os cursos de auxiliar de pessoal, garçom, vendedor, auxiliar administrativo e recepcionista. Entretanto, somente esses dois últimos preencheram o número de vagas.
Segundo a coordenadora do Centro Vocacional Tecnológico de Formiga (CVT), Zélia Veloso, órgão parceiro do Senac para a realização dos cursos, era necessário o número mínimo de 25 pessoas para formarem as turmas de cada capacitação, mas o número de interessados foi bem inferior a isso para os cursos de auxiliar de pessoal, garçom e vendedor .
Para a qualificação em auxiliar administrativo foram feitas mais de 160 inscrições, destas, 34 pessoas foram selecionadas, já o curso de recepcionista teve cerca de 60 inscritos, sendo 25 pessoas selecionadas. As aulas dessas duas capacitações começarão no dia 4 de outubro, à noite, na Escola Munuicipal Franklin de Carvalho, no bairro Areias Brancas.
O Senac Minas está oferecendo cursos gratuitos em diversos municípios, por meio de uma parceria entre prefeituras e o órgão. Em Formiga, essa parceria existe desde o ano passado, segundo a coordenadora do CVT.
Em 2009, por meio desta parceria, foram ministrados os cursos de manipulador de alimentos; curso de bombons, ovos de páscoa e trufas e, no final do ano, teve curso de hotelaria, com vagas para garçom e camareira. Neste ano, foi realizado novamente o curso de bombons, ovos de páscoa e trufas, com todas as vagas preenchidas e também teve novamente o curso de manipulador de alimentos para donos de restaurantes, bares e açougues.
Identificando os motivos
Questionada sobre fatores a que atribuem o não preenchimento das vagas, Zélia Veloso acredita ser por falta de interesse da população pelos cursos e que uma das dificuldades pode ter sido porque as inscrições deveriam ser feitas pelo site do Senac, então, os candidatos podem ter tido dificuldades de preenchimento de dados. Outro dificultador é que os cursos que não preencheram as vagas seriam realizados durante o dia. De acordo com a coordenadora do CVT, para atender às pessoas que estavam desempregadas e a todo tipo de público, alguns cursos seriam ofertados à noite e outros manhã e tarde. ?A gente olhou por esse lado, se a pessoa está desempregada, durante o dia ela não teria empecilho de fazer o curso. Os que preencheram são à noite, pode ter sido um dificultador, mas também muitas pessoas questionam que os cursos são sempre à noite?, ressalta Zélia Veloso.
A coordenadora do CVT explica ainda a dificuldade em se fazer os cursos simultaneamente nos três turnos por causa de instrutores, por isso é preciso selecionar qual vai ocorrer pela manhã, tarde e noite, porque, para ministrar nos três turnos encareceria muito para o Senac e, como os cursos são gratuitos, ficaria inviável.
Zélia Veloso conta que a intenção é abrir novamente vagas em março de 2011 para esses cursos que não foram preenchidos. ?Se mesmo assim não preencher turmas vamos partir para outros tipos de cursos, apesar de que esses cursos foram identificados de acordo com a demanda levantada no município, principalmente pelas vagas ofertadas no Sine [Sistema Nacional de Empregos] e que têm dificuldades para serem preenchidas por falta de mão de obra qualificada?, comenta.
A parceria funciona da seguinte forma: o Senac entra com a parte do curso, conteúdo e instrutor; a Prefeitura oferece o local, no caso o CVT, que tem toda uma estrutura, e a divulgação. Já houve cursos que a Prefeitura deu uma contrapartida em dinheiro.
Zélia Veloso ressalta que participantes de alguns cursos, como de hotelaria, já saíram com emprego garantido e que a intenção é qualificar as pessoas para atender à demanda, pois Formiga sofre com a falta de mão de obra qualificada e, como em 2014, a cidade pode se beneficiar com a vinda de uma seleção para a Copa do Mundo, é preciso preparar os profissionais para melhor atender aos turistas.
A coordenadora do CVT ressalta ainda que o gerente do Senac esteve na cidade em meados de agosto, quando foi realizada no Unifor-MG uma palestra com o tema ?Formiga rumo à Copa de 2014: oportunidade de negócios?, ocasião em que foram discutidas questões relacionadas à necessidade de capacitação em diversos setores. Além disso, ainda foi feita uma pesquisa para identificar a demanda para a escolha dos cursos.
?É uma pena, porque a gente tem trabalhado com o intuito de qualificar a população. Eu me sinto assim até frustrada com relação a isso, porque a gente batalha, faz reuniões, tenta negociar, levanta a demanda dos cursos, porque o Senac oferece os melhores cursos, e depois não tem o retorno esperado. Divulgação teve e muita, com faixas na cidade, propagandas nas rádios, cartazes, na imprensa, não sei onde foi a falha, eu acredito que por parte dos parceiros não houve falha, a falha mesmo foi por falta de interesse dos candidatos?.
Fatores desestimulantes
O chefe do Setor de Indústria e Comércio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Parcerias, Carlyle Ribeiro, ressaltou que, coincidentemente ou não, os cursos que preencheram as vagas foram os da noite, e que o objetivo foi de dar oportunidades para as pessoas se qualificarem. Ele também enfatizou que não houve falha por parte dos parceiros e concorda que foi falta de interesse da população.
Segundo Carlyle Ribeiro, algumas pessoas têm comentado que os donos de bares e restaurantes não registram os funcionários, então, a pessoa não tem estabilidade e assim fica apenas fazendo ?bico?. Para ele, talvez isso seja desestimulante. Além disso, os garçons só recebem aquele dia de trabalho. Para Carlyle tinha que ser regularizada essa questão dos garçons. ?Oferecer o curso a gente oferece, agora, se as pessoas não querem se qualificar para isso, é porque está tendo algum problema?, salienta.
Carlyle Ribeiro acredita que, em alguns casos, a profissão não está sendo atrativa por causa das condições de trabalho.
Sobram vagas
Somente no Sine de Formiga estão em aberto 436 vagas de trabalho. Muitas delas estão ?caducando? lá, esperando para serem preenchidas. Relacionadas à área de restaurantes e similares são 16 vagas, sendo sete delas para garçons. Para o setor de vendas estão abertas 19 vagas, outras 26 para entregas e cobranças (só para motoboys são 24).
O setor de costura tem 31 vagas sobrando, na construção civil são 153 e para serviços diversos são 191, entre elas 8 para auxiliares de escritório.
Todos os cursos que estavam em oferta pelo Senac têm vagas divulgadas constantemente em Formiga. Por isso, muitos já se arriscam a dizer: só não trabalha hoje quem não quer!

COMPATILHAR: