A ida às farmácias, há muito tempo, deixou de ser somente para compra de medicamentos. Produtos como cosméticos, perfumes, de higiene pessoal estão disponíveis nas prateleiras dos estabelecimentos.

Posteriormente, as drogarias foram autorizadas a fazer o teste de Covid-19 e glicemia. No entanto, a nova resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), aprovada em 3 de maio deste ano, ampliou a oferta de serviços clínicos e exames laboratoriais em farmácias.

Com a decisão da agência, o setor farmacêutico está habilitado a aplicar pelo menos 40 exames rápidos, sem a necessidade de prescrição médica.

De acordo com a Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma), que representa as 27 maiores empresas do varejo farmacêutico, atualmente é possível fazer 46 testes nas drogarias, como o de dengue, HIV, colesterol, dentre outros.

Muitos dos exames disponibilizados são desconhecidos por grande parte da população. A oferta dos procedimentos varia de acordo com as redes de estabelecimentos. Por exemplo, algumas têm em seus catálogos o Exame de Hormônio Luteinizante (LH), que investiga sobre a possibilidade de infertilidade. Testes de intolerância alimentar, de anticorpos e vários que identificam doenças, como Hepatite C, Rubéola e Malária, também podem ser encontrados nas lojas (veja a lista completa no final do texto.)

A nova regra da Anvisa atualiza uma norma que já existia, a Resolução da Diretoria Colegiada 302/2005. Segundo o documento, as farmácias estarão habilitadas a realizar exames de análises clínicas a partir de material biológico primário, desde que todas as etapas sejam feitas após a coleta no próprio estabelecimento e não necessite de instrumento para leitura, interpretação ou visualização do resultado. Os exames não servirão para diagnóstico, somente para triagem.

O CEO da Abrafarma, Sergio Mena Barreto, diz que esse avanço aproxima o Brasil da vanguarda do mercado farmacêutico mundial. “Nas várias missões técnicas internacionais que promovemos anualmente no exterior, ficou claro como poderíamos importar com sucesso modelos de negócios e atendimento. Por exemplo, a Europa e o Canadá, com suas farmácias comunitárias, e a excelência dos Estados Unidos na aplicação de vacinas em larga escala apontavam o caminho.”

Em BH

Algumas redes de farmácia, como a Araújo, já tinham autorização judicial que permitia a realização de exames de análises, mesmo antes da regulamentação da Anvisa. Em Belo Horizonte, além da Araújo, as pessoas podem encontrar diversas opções de testes clínicos em farmácias da rede Raia Drogasil, Pacheco, Pague Menos, dentre outras. Os serviços disponíveis devem ser consultados com as próprias lojas farmacêuticas.

Veja os exames que podem ser oferecidos:

Segundo a Abrafarma, as farmácias do país têm estrutura e espaço para realizar ao menos 40 exames, conforme elencados abaixo:

Beta-hCG
Dengue Anticorpos IgG IgM
Dengue Antígeno NS1
Hemoglobina Glicada A1c
Teste rápido PSA
Teste rápido Covid-19 Antígeno
Avaliação de controle da asma
Check-up pós Covid anticorpos Anti-Spike
Teste rápido Ácido Úrico
Teste rápido de Chikungunya
Colesterol Total
Exame de Glicemia
Glicemia e Pressão Arterial
Teste rápido de Hepatite C
Teste rápido de HIV
Exame de Hormônio Luteinizante (LH)
Teste rápido de Lactato
Teste rápido de Malária
Teste rápido de Sífilis
Toxoplasmose
Teste rápido de Troponina Cardíaca
VSR (Vírus Sincicial Respiratório)
Teste rápido de Ferritina
Teste rápido de Mioglobina
Teste rápido de Proteína C Reativa
Teste rápido de Rubéola
Teste rápido Streptococcus Grupo A Molecular
Teste rápido Streptococcus Grupo A
Teste rápido Vitamina D
Exame VSR (Vírus Sincicial Respiratório) molecular
Zika Vírus Anticorpos
Exames do Coração Check-up completo
Medição da pressão arterial
Teste de Glicemia e Perfil Lipídico
Teste de Imunidade Covid-19 Anticorpos Anti-Spike
Teste de Intolerância Alimentar
Teste rápido Adenovírus
Teste rápido Covid-19 Anticorpos
Teste rápido Covid-19 Antígeno + Anticorpos
Teste rápido Covid-19 Molecular
Teste rápido de Alergia Alimentar
Teste rápido de Dímero-D
Teste rápido Febre Amarela
Teste rápido Helicobacter Pylori
Teste rápido Influenza Molecular
Teste rápido Tipo Sanguíneo.

Fonte: O Tempo

 

COMPATILHAR: