De olho no aumento da renda dos consumidores brasileiros e na crescente preferência pelo sistema de pagamento pré-pago, que só em 2010 movimentou US$ 12 bilhões na América Latina, segundo levantamento da Boston Consulting, a Mastercard vai apostar na oferta desse tipo de cartão neste ano.
Esse investimento para ampliar o portfólio de pré-pago foi feito diante do aumento de renda dos consumidores brasileiros, do desemprego menor, do crescente desejo de consumo e, no caso do cartão de uso geral, dos índices de bancarização no país.
No final do ano passado, a Mastercard comprou a divisão de cartões da Travelex, empresa britânica especializada em produtos de viagem pré-pagos.
O foco da empresa está nos brasileiros das classes C e D que não têm conta em banco, bem como naquelas pessoas que temem levar consigo quantias de dinheiro por falta de segurança.
?Os cartões são seguros, com chip e senha. Os empregadores também poderão pagar seus funcionários, como no caso de empregadas domésticas, por exemplo, com o cartão. É uma forma mais segura de o próprio funcionário andar com o seu dinheiro?, disse o vice-presidente de produtos da Mastercard, Maurício Alves.
Os cartões terão validade de três anos, podendo ser recarregados com créditos pré-pagos quantas vezes o consumidor quiser.
O limite de valor que poderá ser incluído nesses cartões ainda não foi divulgado, por questões de ?estratégia da empresa?, nem o possível custo que o poderá ter.
Turismo
Na próxima semana, a companhia entra no mercado de cartões voltados para o segmento de turismo com o MasterCard Cash Passport, um outro cartão pré-pago. A Visa, concorrente da MasterCard, também tem um produto nessa linha.
Para Maurício Alves, o cartão da MasterCard poderá ser comprado por pessoas físicas que vão viajar, por exemplo, ou por empresas que prefiram dar o cartão para seus funcionários em vez de fazer reembolso das despesas, conforme explicou o executivo.
Poderá ser carregado com qualquer moeda: euro, dólar, iene, com a cotação do dia. O câmbio é fechado no momento da compra, afirmou. Assim como o de uso geral, em real, o cartão de turismo terá validade de três anos.

COMPATILHAR: