O tão aguardado debate entre os candidatos a prefeito de Formiga foi realizado na noite de quinta-feira (27), na Câmara Municipal. Os eleitores puderam conhecer, de forma democrática, as propostas de governo dos quatro candidatos: Eugênio Vilela/PV, Moacir Ribeiro/PMDB, Cid Corrêa/PR e Joice Alvarenga/PT.
O debate foi dividido em cinco blocos: apresentação da formatação do debate, apresentação dos candidatos, perguntas entre os candidatos, pergunta dos jornalistas e considerações finais.
Um resumo do regulamento do debate foi apresentado pelo membro da Comissão Organizadora, Sidney Ferreira. Em seguida, o mediador do debate, professor do Unifor e magistrado, Altair Rezende de Alvarenga, fez uma breve manifestação sobre os pontos principais que envolviam o debate e fez o sorteio do primeiro candidato que apresentaria uma breve história da sua vida política durante dois minutos. Quem falou primeiro foi Cid Corrêa. Em sequência, o candidato Eugênio Vilela, Joice Alvarenga e Moacir Ribeiro.
No terceiro bloco, os candidatos puderam fazer perguntas entre eles, com direito de réplica e tréplica. No total, foram três perguntas e três respostas por candidato. O mediador sorteou em uma urna que continha os nomes dos candidatos, enquanto a outra urna continha cartões com as letras ?A?, ?B?, ?C? e ?D?. Foram definidos os candidatos com seus respectivos cartões e tiveram início as rodadas de perguntas.
Todos os órgãos de imprensa foram convidados para acompanharem o debate. Apenas sete compareceram. Mediante sorteio dos temas e dos candidatos, cada jornalista fez uma pergunta.
No quinto e último bloco, foi disponibilizado um minuto para cada candidato apresentar suas considerações finais, cuja ordem de participação foi definida por sorteio.
Como tudo começou
Representantes das coligações partidárias se reuniram na sexta-feira (21) na Acif , das 15h às 17h, para definirem com a comissão organizadora detalhes do debate entre os candidatos a prefeito de Formiga.
A organização do debate foi uma iniciativa da Acif, CDL, Loja Maçônica Labor a Deus, Irmão Otaíde Feltrim e Ciência e Virtude, Rotary Clube, Lions Clube, Consep, OAB-Subseção Formiga, Formiga é 10, Unifor e Sindvesf. A comissão organizadora foi formada por: Sidney Ferreira, Anivaldo Saldanha, Paulo Coelho, Márcio Caputo e Deyvid Arantes.
O debate foi transmitido ao vivo por emissoras de rádio, via internet pelo portal Últimas Notícias e pelo site ?Formiga é 10?, e levado ao ar duas horas depois do início do debate pela TV Oeste.
O evento não foi aberto ao público, sendo permitida apenas a presença dos credenciados conforme previsto no regulamento.
Veja abaixo o que os candidatos falaram.
Cid Corrêa
Segundo Cid Corrêa, em relação ao esporte é preciso reestruturar as quadras poliesportivas para o incentivo da prática de atividades. Em relação ao homem do campo, o candidato destacou que caso eleito criará a patrulha mecanizada, os maquinários da Prefeitura direcionados para os trabalhos nas comunidades rurais.
O candidato falou sobre a importância de implantar uma escola de tempo integral nos bairros de Formiga. ?Estaremos analisando a vida social de cada família. Vamos dar prioridade para os bairros que não têm escola de tempo integral?. Cid Corrêa destacou ainda as prioridades na área da saúde no município.
Cid Corrêa falou sobre investimentos em empresas e assim a geração de empregos no município. ?Muito se investiu em empresários de fora e não valorizou os empresários e os comerciantes formiguenses. É preciso um incentivo fiscal a esses empresários, que geram empregos em nosso município?.
Joice Alvarenga
A candidata pelo PT, Joice Alvarenga, falou sobre o esporte. Caso eleita, é seu desejo criar uma Secretaria de Esportes no município. ?Neste ano fomos contemplados com o ICMS Esportivo. Acredito que o esporte é uma prevenção de riscos sociais. Temos que colocar vigias e monitores para todas as quadras?. A candidata falou ainda sobre a importância da educação e a implantação de universidades no município.
De acordo com Joice Alvarenga, uma de suas prioridades é proporcionar uma melhor infraestrutura e salários mais dignos aos profissionais da saúde.
Na área do turismo, Joice Alvarenga destacou o Parque Leopoldo Corrêa (Praia Popular). ?Quero levar para a Praia Popular uma revitalização modelo da Praça do PEC, um projeto importante a ser implantado no município?. A candidata destacou ainda a importância do meio ambiente, principalmente a limpeza urbana no município.
Eugênio Vilela
De acordo com o candidato Eugênio Vilela, o tema educação será uma das prioridades caso seja eleito. ?Tivemos um avanço na educação nas escolas municipais. Formiga tem um dos índices altos que é fruto do trabalho de pessoas sérias. Queremos abrir dialogo com o profissional da educação?.
O candidato do PV falou também sobre a realização de eventos no distrito de Ponte Vila. ?É preciso dar um tratamento digno que aquela comunidade merece. Temos propostas sérias para aquela localidade?.
Eugênio Vilela destacou ainda no debate o problema da saúde pública. ?Há mais de 1.200 formiguenses aguardando na fila por uma cirurgia. De imediato, o que vamos fazer é tentar cessar essas filas por meio de convênios, para amenizar o sofrimento dessas pessoas?, disse.
Moacir Ribeiro
Moacir Ribeiro destacou a importância da cultura no município. ?Quero valorizar os artistas locais e a cultura de Formiga, como congado e folia de reis?. O candidato ressaltou ainda a importância do trabalho do homem do campo. ?Vou britar as estradas da zona rural para dar mais apoio aos produtores rurais?.
O candidato do PMDB falou ainda sobre o meio ambiente, como o plantio de árvores no entorno dos rios e córregos de Formiga e construção ?de gabião nas margens dos rios para ficar mais bonito para os turistas verem?. O peemedebista destacou o trabalho que realizará na área da saúde, caso eleito. ?Sou um vereador que ajuda as pessoas na área da saúde. É preciso dar toda a assistência, principalmente, para aqueles mais carentes. Vou construir um hospital regional em Formiga?.
Moacir Ribeiro falou também sobre a segurança pública no município. ?É preciso a implantação de uma guarda municipal, para dar mais segurança à população?.

COMPATILHAR: