A obra onde seria erguida a nova sede para o Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG), no bairro Vargem Grande, se transformou em um ponto de tráfico de drogas.
O jornal Nova Imprensa divulgou na edição da semana passada, sobre a descoberta da Polícia Militar, que encontrou drogas nos furos dos tijolos da alvenaria da obra. A informação que levou a apreensão de mais de 20 pedras de crack, foi dada por um jovem de 26 anos, que estava no local e acabou sendo conduzido para a delegacia para prestar esclarecimentos.
A previsão para a inauguração da obra que receberia centenas de estudantes era março de 2010, mas foram encontradas irregularidades na construção que não foi considerada segura e antes mesmo de concluída, já apresentava rachaduras nas paredes e no teto, com sérios problemas na fundação.
Hoje, a situação da obra é de total abandono. Além da degradação causada pelo tempo, as louças e pisos colocados no local foram quebrados ou roubados. Um prejuízo enorme para os cofres públicos e para o contribuinte. Até o embargo da obra, R$900 mil já haviam sido pagos para a construtora vencedora do processo licitatório.
O terreno, onde a obra embargada começou a ser erguida, foi doado pelo município ao instituto, e na lei está prevista a devolução do terreno, caso o mesmo não seja usado para os fins que justificaram a doação.
Mais de quatro anos se passaram e a situação ainda não foi resolvida. De acordo com nota oficial assinada pelo chefe de Gabinete José Terra de Oliveira Júnior, ?O Governo Federal ajuizou ação em desfavor da construtora responsável pela obra; o processo tramita na Justiça Federal e aguarda julgamento. A Prefeitura de Formiga realizou a doação do terreno ao Cefet-Bambuí (Centro Federal de Educação Tecnológica de Bambuí), no ano de 2008, e aguarda o julgamento do processo?.

COMPATILHAR: