O prefeito de Pompéu, Ozéas da Silva Campos (Republicanos), assinou, na tarde de terça-feira (4), o decreto que oficializa o estado de calamidade pública no município. O documento valerá até o dia 31 de março. A medida foi tomada devido ao temporal que deixou 100 pessoas desabrigadas e vários estragos pela cidade no último domingo (5).

Segundo o decreto, “ficam autorizados a ocupação e o uso temporário de bens e serviços necessários ao enfrentamento da crise causados pelas fortes chuvas.”

A previsão é que a chuva continue até sexta-feira (7) no Centro-Oeste de Minas, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Segundo o órgão, há possibilidade de chuva entre 30 mm e 60 mm por hora ou 50 mm e 100 mm por dia, além de ventos fortes.

Interdição Unidade de Saúde

A Secretaria Municipal de Saúde informou que a Unidade Básica de Saúde Centro estará interditada a partir desta quarta-feira (5), para correções na estrutura física devido à intensidade das chuvas. A pasta pediu a compreensão dos usuários e informou também que os atendimentos serão direcionados para a Rua José Cipriano de Campos, nº67, no Centro.

Desalojados

A secretária Municipal de Desenvolvimento Social, Gelva Reis, informou ao g1, na terça-feira (4), que por causa da inundação vários moradores precisaram deixar as residências no Bairro São Francisco. É a segunda vez, em menos de um mês, que moradores do bairro tiveram que deixar as casas por causa da chuva.

“Aproximadamente 60 imóveis foram atingidos e tivemos cerca de 100 pessoas retiradas destas casas. Ainda estamos fazendo um levantamento em termos de famílias, mas foram 100 pessoas retiradas de casas”, explicou.

A secretária informou que, além das pessoas desalojadas, a maioria foi realocada em casas de famílias. A Prefeitura informou, porém, que foi criado um abrigo para receber as famílias e pessoas que estiverem sem local para se abrigar.

“Temos uma família em hotel, outra hospedada em uma casa cedida pela Igreja Católica e também temos pessoas no abrigo. Estamos distribuindo cestas básicas, materiais de limpeza e a comunidade também está sendo solidária, doando roupas e roupas de cama”, destacou.

As doações podem ser entregues na sede do Cras, que fica na Rua São Pedro, nº 325, no Bairro São José. Podem ser doados itens de higiene pessoal, roupas e móveis.

Bairro São Francisco

Segundo a Prefeitura informou ao g1, a Administração Municipal está traçando estratégias de melhoramento da infraestrutura do Bairro São Francisco desde a primeira chuva que atingiu os moradores.

O Executivo disse ainda que uma nova reunião será realizada com a equipe para alinhamento de outras demandas do local.

Temporal

A tempestade começou por volta das 20h do domingo (2) e continuou na segunda-feira (3). As equipes da Defesa Civil se deslocaram para os locais mais críticos da cidade, principalmente, próximo ao Córrego Mato Grosso.

No Bairro São Francisco os moradores precisaram ser retirados de barco. Cinco embarcações foram usadas no resgate de cerca de 100 pessoas. Em vários pontos da cidade moradores perderam móveis e eletrodomésticos porque a água chegou a mais de um metro de altura e o asfalto de algumas ruas foi destruído.

Fonte: g1 Centro-Oeste

COMPATILHAR: