Redação Últimas Notícias

O delegado Ricardo Bessas, em contato com o Últimas Notícias, nesta sexta-feira (26), esclareceu sobre golpes que vem ocorrendo frequentemente em Formiga e região, além de várias partes do país.

Ele, que é responsável pela Delegacia de Crimes Contra o Patrimônio, fez um alerta à população sobre um crime que tem se tornado bastante comum na sociedade, causando grandes transtornos e prejuízos patrimonial, que é o crime de estelionato.

“Percebemos que criminosos vêm ludibriando pessoas, como professores, médicos, empresários, estudantes, aposentados, com a falsa promessa de um bom negócio, de um dinheiro fácil, de um lucro fácil. E as pessoas iludidas com essa situação contratam, compram ou cedem aquilo que é prometido por esses cidadãos”.

Dr. Ricardo Bessas destacou quais os golpes mais comuns, que configuram crimes de estelionato. “A nossa finalidade não é repressiva e sim, uma finalidade preventiva, evitando que outras pessoas sejam vítimas desses estelionatários”.

O delegado citou o golpe do WhatsApp, em que uma pessoa clona o WhatsApp do verdadeiro dono, ou cria um perfil falso com a foto do verdadeiro dono. “Esse estelionatário se faz passar por aquela pessoa e solicita dinheiro. Fala que está em uma situação de dificuldade. Então, cuidado com a solicitação de dinheiro por meio do WhatsApp”.

A Polícia Civil orienta que a pessoa solicite um áudio para verificar o que realmente aquela pessoa precisa. “Com um áudio, você vai verificar se é realmente a pessoa que se apresentou. E se a pessoa fala que não tem comum enviar um áudio, não se iluda, pois é um golpe. E se você ceder aquela solicitação, terá um prejuízo”.

Outro tipo de golpe comum é em relação às compras à distância. “A pessoa está comprando um iPhone que custa R$6 mil por R$1.500. Não se iluda, pois esse aparente bom negócio, provavelmente é um estelionatário querendo obter vantagens”.

A Polícia Civil sugere que a compra seja feita em uma loja física em que você entra e pega o material. Mas mesmo assim, se quiser fazer a compra on-line, solicite o apoio de uma pessoa que tem o costume de fazer compras pela internet, pois ela vai saber se aquela é uma compra fraudulenta ou não.

De acordo com o delegado, outro golpe comum é a compra de veículos de pessoas estranhas. “Cuidado, pois o veículo que você não viu pode estar revestido de problemas. Pode ser um veículo roubado, adulterado, ou um veículo que não existe. Com a promessa de venda por um preço abaixo do mercado, a pessoa vai solicitar um adiantamento e depois você não vai mais saber quem é a pessoa. É importante adquirir veículo de pessoas que você conheça, e nunca autorize um intermediário na compra, pois, provavelmente, essa pessoa é um estelionatário, que está querendo obter vantagens. Somente admita a intermediação de um profissional que você conheça, uma pessoa que é do ramo”.

A outra dica, muito importante, é para idosos e pensionistas. De acordo com o delegado, bancos não solicitam buscas de cartão em domicílio, não faz solicitações via telefone, ou na porta da residência da vítima. “Se a pessoa recebeu uma ligação de um suposto funcionário do banco pedindo o cartão ou a senha para acessar a conta, pois alguém tentou sacar dinheiro naquela respectiva conta, pode ter certeza, que isso é um estelionatário querendo ter acesso à sua conta para pegar dinheiro. Qualquer dúvida sobre saques e acessos indevidos, a pessoa deve se dirigir à instituição bancária e ter contato direto com o servidor ou com o gerente. Nunca forneça senhas e cartões para terceiros, nem na residência nem por telefone”.  

Dr. Ricardo Bessas destacou que essas são dicas básicas, mas é importante seguir as orientações para evitar aborrecimentos no futuro. De acordo com ele, hoje em dia, pessoas esclarecidas e com conhecimento têm sido vítimas de criminosos, por acreditarem que estão fazendo um bom negócio, e isso pode resultar em um prejuízo patrimonial.  

 

COMPATILHAR: