O presidente da Comissão de Política Agropecuária e Agroindustrial da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), deputado estadual Antônio Carlos Arantes/PSC, se reuniu recentemente na Cidade Administrativa com representantes dos órgãos da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
Além da presença do secretário Elmiro Nascimento (DEM), participaram também da reunião o novo presidente da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), Antônio Lima Bandeira; o diretor da Empresa do Brasil em Desenvolvimento Agropecuário (Emater) José Rogério Lara e o vice-presidente também da Emater Marcelo Lana, o subsecretário de Agricultura Familiar Edmar Gadelha, entre outras autoridades. Na oportunidade, o deputado relatou uma preocupação que vem o perturbando: a grande distância dos órgãos ligados ao homem do campo à realidade dele vivida no campo. ?Precisamos aproximar os órgãos competentes da secretaria de Agricultura ao produtor rural para que conheçamos melhor a realidade vivida por quem habita no campo?. Sobre esta observação, Arantes teve a concordância de todos os presentes.
Outro ponto que o presidente da Comissão de Política Agropecuária ponderou foi a de que o campo está sofrendo da ausência de lideranças jovens. ?E isto se deve porque não há estímulo nas propriedades rurais, se continuarmos assim, não teremos gerações futuras para continuar a plantar?, salientou. Antônio Carlos lembrou a todos os presentes que se fez homem público a partir de suas ações como liderança jovem descoberta pela Emater.
O deputado também discutiu com o subsecretário de Agricultura Familiar que é necessária a criação de um programa nos moldes do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) do Governo Federal, que garante a venda da produção do homem do campo e que possibilita o envio destes alimentos às entidades sociais como asilos, Apaes, creches e escolas do próprio município, que recebem esta produção sob forma de doação.

COMPATILHAR: