Nos dias 24 e 25 de março, será realizado o IV Fórum de Biblioteconomia do Unifor-MG. O evento tem como tema ?O Papel Social do Bibliotecário em Diferentes Dimensões do Gerenciamento da Informação? e é voltado para acadêmicos e profissionais da área.
Para fazer parte das diferentes atividades promovidas durante o fórum, os interessados devem se inscrever, entre 16 e 24 de março, na Central de Atendimento ao Estudante (CAE). Para ter acesso à ficha de inscrição, basta acessar o link específico do evento, que fica na página inicial do site do Centro Universitário de Formiga (www.uniformg.edu.br), e imprimir o documento. A taxa para estudantes é de R$5 e, para profissionais, de R$10.
A coordenadora do curso de biblioteconomia, professora Margarita Rodrigues Torres, comenta que ?as transformações sociais influenciam o papel estratégico da informação e do conhecimento, em diferentes dimensões. Assim, o papel social do bibliotecário torna-se relevante, a fim de reforçar sua atuação no gerenciamento e disseminação da informação. Por isso, a promoção de um evento que enfoca diferente abordagens desse profissional é de extrema importância para os acadêmicos, principalmente, mas também para os que já atuam na área?, explica.
Programação
No dia 24, às 19h, será realizada a abertura oficial do fórum, no Salão Nobre do Unifor-MG ?Eunézimo Lima?. Às 19h15, a palestra de tema ?Competência Informacional: o papel educativo do bibliotecário?, com a escritora e vice-diretora da Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Bernadete Santos Campello, será promovida. Às 21h, ?O bibliotecário no processo de atualização das normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT)? será o assunto abordado por Emilce Maria Diniz, bibliotecária da Faculdade Milton Campos e Conselheira do CRB-6 (Conselho Regional de Biblioteconomia). Às 22h, será promovido o lançamento do blog ?Fontes?, desenvolvido pela professora de biblioteconomia do Unifor-MG, professora Célia da Consolação Dias, junto aos alunos do 3º período do curso.
No dia 25, às 19h, a apresentação intitulada ?A aplicação do software livre de biblioteca: Biblivre? será feita pelo bibliotecário consultor e membro da equipe de bibliotecários colaboradores do desenvolvimento do Biblivre, Nelson Marcos Ferreira. Às 20h, os participantes irão participar do momento ?Depoimentos: relatos de experiências dos egressos da Biblioteconomia?. Para encerrar o evento, às 21h, serão realizados os lançamentos do informativo ?Biblio Informa?, feito pelos alunos do curso de biblioteconomia, e de documentários da série ?Conservação e Preservação de Documentos?, produzidos pelos acadêmicos do 5º período.

COMPATILHAR: