Nenhum morador de Ouro Preto, na Região Central do estado, ficou ferido no deslizamento de terra do Morro da Forca que atingiu dois casarões históricos, na manhã desta quinta-feira (13). “Estamos em segurança na comunidade”, afirmou o prefeito de Ouro Preto, Angelo Oswaldo, em vídeo no stories do Instagram da prefeitura.

O prefeito informa que a rua Rua Doutor Pacífico Homem, onde uma moradora gravou um vídeo do deslizamento, não tem risco de ser atingida por resíduos. “O movimento da terra é todo no sentido das duas casas”, explicou.

Oswaldo reforça que as casas que foram atingidas pelo deslizamento estão isoladas há mais de 10 anos. Na última quarta-feira (12), a Defesa Civil aumentou a área de isolamento em volta das casas para proteger a população de Ouro Preto. 

Segundo o prefeito, o próximo passo é desenvolver um projeto seguro para retirar os resíduos do deslizamento. “Segundo os geólogos, esse material não pode ser retirado de um momento para o outro sem um projeto de segurança. Se não, pode descer mais material ainda, pode ter mais deslizamento ainda e nós não queremos abalar o Morro da Força”, explica.

Outra medida é a abertura de uma passagem entre a Praça da Estação e a  Praça da Prefeitura para moradores andarem no centro da cidade. Os veículos ainda podem transitar na área.

Ouro Preto é um dos 374 municípios em situação de emergência por conta das chuvas em Minas Gerais, segundo o boletim da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec). No último dia 8, um homem de 55 anos morreu na cidade após a casa dele ser atingida por um deslizamento de terra no Bairro Santa Cruz. O número de mortos durante o período chuvoso no estado já chega a 25. 

Fonte: Estado de Minas

COMPATILHAR: