A internet tem facilidades para a vida e seria impensável vivermos atualmente sem os seus recursos.

Têm certas mudanças de hábitos que vieram para ficar, como a pesquisa online de produtos, a utilização dos contatos do celular, o envio de informações através do whatsapp ou por e-mail, a leitura online dos jornais, etc.

Entretanto, uma das coisas que incomodam muito os usuários da internet é o fato de, após a pesquisa de um determinado produto em diversos de sites de comércio eletrônico ou de comparação de preços, passar a ser perseguido em todas as ferramentas da internet, seja na rede social, no jornal eletrônico, no e-mail, etc. Chega ao absurdo de, apesar de muitas vezes a pessoa até já ter comprado o produto, mesmo assim continuar a aparecer por um grande lapso de tempo ofertas de produtos.

E o que o usuário consumidor desavisado não sabe é as empresas presentes no comércio eletrônico terem ferramentas sofisticadas de análise das pesquisas de produtos, catalogando todos os produtos pesquisados, com detalhes como tamanho, tipo de preferência, etc. No caso de sapatos fica catalogado o tipo de sapato ou tênis (social, de corrida, etc.), o número do calçado utilizado pelo consumidor, a cor ou tom preferido, etc. Assim, detectado o desejo de um consumidor ele é inundado de propagandas de produtos iguais ou similares, chegando-se ao absurdo das empresas, percebendo a intenção de compra do consumidor, não apresentar possíveis ofertas de preços menores.

Um exemplo é a pesquisa na internet de passagens de companhias aéreas. Detectado a intenção de compra, a empresa passa a mostrar os mesmos preços e, se for uma compra de última hora (para viajar no mesmo dia ou no dia seguinte), se passa a serem apresentados para o consumidor preços cada vez maiores, gerando sensação de urgência de aquisição, sendo o consumidor pressionado pela necessidade de compra e a também constatar ter de decidir rápido, pois os preços mostrados, de forma artificial e até manipulada, somente estão aumentando.

Para ficarem livres destes incômodos, os usuários dos sites de compras eletrônicas e de comparação devem utilizar as opções privativas dos navegadores, as quais não memorizam histórico, dados e o usuário no banco de dados de relacionamento dos sites, e, por consequência, o usuário não poderá ser incomodado por ofertas inoportunas e não solicitadas. O usuário pode utilizar, por exemplo, no navegador Mozila Firefox a “janela privativa” e no Google Chrome “Nova janela anônima”.

Assim, nós, usuários da internet, inclusive de sites de comércio eletrônico, agora podemos fazer pesquisas de produtos e preços sem ser no futuro atormentados pelas ofertas inesperadas e nem manipulados por ofertas fictícias de preços.

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