A decisão de não haver rebaixamento no tradicional desfile das escolas de samba do Rio de Janeiro foi tomada pela Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa) na noite desta segunda-feira (7), após o incêndio na manhã de ontem na Cidade do Samba, na Zona Portuária, que destruiu os barracões da Grande Rio, União da Ilha e Portela.
Durante a reunião com os representantes das agremiações, também ficou acordado que haverá mudança na ordem dos desfiles. A Portela, que desfilava na segunda-feira (dia 7 de março) – assim como as outras duas escolas atingidas ? passará para o domingo (dia 6), no lugar da Mocidade, que teve seu desfile transferido para segunda.
Como consequência das mudanças deste ano, em 2012 duas escolas serão rebaixadas para o grupo de acesso, em vez de uma, para voltar a equilibrar o número de agremiações no grupo especial.
Na reunião com os presidentes de todas as escolas do grupo especial para definir a mudança no regulamento para o desfile do carnaval deste ano, o presidente da Liesa, Jorge Castanheira, disse que isso é um prejuízo incalculável e nós vamos tentar de alguma maneira fazer um mutirão, reorganizar e ver a possibilidade de se ajustar a ordem de desfile e a estrutura do carnaval de 2011.
O prefeito Eduardo Paes, que havia dado a sugestão de não rebaixar nenhuma escola do grupo especial para o grupo de acesso, afirmou que está levantando recursos para ajudar as escolas afetadas, mas não falou em valores. Segundo ele, nesta terça-feira (8), haveria reuniões na Secretaria de Turismo para buscar recursos na iniciativa privada.

Galpões demolidos

Após uma vistoria prévia nos galpões atingidos pelo incêndio,o engenheiro representante da Defesa Civil municipal, Luiz André Moreira Alves, informou que toda a estrutura interna do segundo pavimento desses imóveis será demolida.
Essa foi uma vistoria preliminar, onde nós verificamos que no trecho do segundo pavimento dos galpões que eram utilizados pela Grande Rio, Portela, União da Ilha e parte da Liesa houve um comprometimento de estrutura na parte superior e a gente vai entrar com uma obra emergencial para fazer a demolição desse pavimento, para que a gente possa manter íntegro o pavimento térreo e causar menos transtornos no local, explicou Luiz André Moreira Alves.
Ainda segundo o engenheiro, a ideia da Defesa Civil é começar a demolição o mais breve possível. Nós estamos aguardando apenas o parecer do Instituto de Criminalística Carlos Éboli (ICCE). Eles liberando o local entramos para fazer a demolição, completou ele.

Dinheiro de volta
O folião que não estiver satisfeito com a mudança na ordem dos desfiles do Carnaval carioca, em decorrência do incêndio que destruiu três barracões na Cidade do Samba, vai poder pedir o dinheiro de volta. Segundo a Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa), não será possível fazer trocas.

Como a União da Ilha, Portela e Grande Rio, as três agremiações atingidas pelas chamas, estavam agendadas para desfilar na segunda-feira de Carnaval, foi necessária uma mudança na grade de desfiles. Segundo a assessoria de imprensa da Liesa, ainda é estudada a criação de um balcão de trocas, para tentar conciliar interesses de consumidores. Mas ainda não se sabe se haverá estrutura para intermediar trocas de diferentes setores com um serviço de qualidade.

COMPATILHAR: