Equipes de resgate procuram nesta quinta-feira (25) dezenas de venezuelanos desaparecidos no Mar do Caribe um dia depois do naufrágio de um barco. A embarcação seguia da costa da Venezuela rumo a Trinidad e Tobago. Fontes divergem sobre o número de resgatados e de pessoas que desapareceram.

A agência Associated Press diz que 25 pessoas estavam a bordo e quatro foram resgatadas. No entanto, veículos de imprensa da Venezuela e de Trinidad e Tobago falam em dois resgates e mais de 30 desaparecidos.

Além disso, segundo a agência EFE, o deputado venezuelano Robert Alcalá afirmou que 26 pessoas embarcaram, todas maiores de idade, e seis foram resgatadas por pescadores.

Não está claro, até o momento, o que causou o naufrágio nem o tipo da embarcação. Porém, há relatos de que uma onda forte virou o barco durante a travessia.

Migração venezuelana pelo Caribe

O Mar do Caribe é uma das rotas de fuga dos venezuelanos desesperados pelo colapso político e econômico do regime de Nicolás Maduro. Dezenas de pessoas embarcam em botes simples no estado de Sucre até a ilha de Trinidad, a menos de 100 quilômetros de distância.

Além de Trinidad e Tobago, venezuelanos também tentam fugir para Curaçao, outra ilha caribenha muito próxima do litoral da Venezuela. Em janeiro, o naufrágio de um barco que fazia essa rota matou quatro pessoas.

A Organização das Nações Unidas (ONU) calcula que 3,7 milhões de venezuelanos emigraram nos últimos anos, especialmente para países vizinhos, como o Brasil.

 

Fonte: G1||

COMPATILHAR: